MEC homologa diretrizes que permitem 30% do ensino médio a distância.

Notícias

MEC homologa diretrizes que permitem 30% do ensino médio a distância.

"O Ministério da Educação homologou as novas diretrizes do ensino médio, que permitem que se faça até 30% do ensino médio a distância.


Educação


   De acordo com o texto aprovado no início de novembro, em cursos diurnos de ensino médio o aluno poderá fazer até 20% das horas obrigatórias a distância. No noturno, o percentual chega a 30% e na modalidade de EJA (Educação para Jovens e Adultos), focada naqueles que não se formaram, pula para 80%. 

   A primeira versão do documento abria a possibilidade de 40% do ensino médio a distância no curso diurno e até 100% no EJA, conforme a Folha de S.Paulo revelou em março. O CNE (Conselho Nacional de Educação) e o MEC (Ministério da Educação), voltaram atrás nesse quesito após repercussão ruim, reduzindo o percentual.

   As diretrizes curriculares servem para orientar escolas e sistemas na organização da oferta escolar, sem detalhar, por exemplo, o conteúdo de aulas. O ensino médio é considerado o maior gargalo da educação básica, com altas taxas de abandono e baixos indicadores de aprendizado.

   Especialistas consideram que a abertura da educação a distância para o ensino médio pode agravar a qualidade da educação, colaborando com a desigualdade.

   Além das mudanças no Enem, devem ser alterados também programas de formação de professores e de livros didáticos, além do Saeb (Sistema de Avaliação do Ensino Básico). 

   A reforma do ensino médio só passa a valer oficialmente após a aprovação da Base Nacional Comum Curricular referente à etapa. A implementação do previsto na reforma tem um prazo de dois anos.

 

 

Fonte: Bem Paraná.


28/11/2018
09:19
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp