AGOSTO DOURADO DESTACA OS BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO PARA A SAÚDE DA CRIANÇA.

Notícias

AGOSTO DOURADO DESTACA OS BENEFÍCIOS DA AMAMENTAÇÃO PARA A SAÚDE DA CRIANÇA.

O objetivo é capacitar estes profissionais para atender as mães e os bebês principalmente nas primeiras dificuldades após o parto


Local


   O Agosto Dourado é o mês escolhido para conscientizar a sociedade sobre os benefícios do leite materno, alimento considerado ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O tema escolhido para a campanha deste ano é “Faça a diferença para mães e pais que trabalham” e traz à tona a discussão sobre a continuidade da amamentação quando a mulher precisa retornar às atividades profissionais.

    A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, através do Projeto “Elos de Afeto”, programou uma série de atividades durante o mês de agosto. “Com o tema central “Aleitamento Materno” haverá uma rodada de encontros envolvendo todos os profissionais das Unidades de Saúde. O objetivo é capacitar estes profissionais para atender as mães e os bebês principalmente nas primeiras dificuldades após o parto”, afirmou a nutricionista da Secretaria de Saúde, Thaize Almeida Granzoto.

    Outra ação destacada pela nutricionista, vai acontecer no dia 25 de agosto no Centro da Juventude, com o encontro municipal de gestantes. “Para esse encontro as pessoas interessadas em participar deverão fazer a inscrição com antecedência junto a Unidade de Saúde de referência ou com a Agente de Saúde. Na oportunidade serão abordados temas voltados a saúde mental no puerpério e os primeiros cuidados com o recém-nascido”, concluiu a nutricionista. 

    Consagrado como o melhor e mais completo alimento, o leite materno é fundamental para a saúde e o desenvolvimento de bebês – fortalece o sistema imunológico, diminui os riscos de obesidade, de desenvolvimento de diabetes, casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão e colesterol alto, além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos.

    A amamentação iniciada logo após o nascimento do bebê pode diminuir a mortalidade neonatal, aquela que acontece até o 28º dia de vida, e para as mulheres reduz o risco de desenvolvimento do câncer de útero e câncer de mama.

 

Fonte Prefeitura de Laranjeiras do Sul.


04/08/2023
16:24
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp