NOSSA GENTE PARANÁ É DESTAQUE EM FÓRUM NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

Notícias

NOSSA GENTE PARANÁ É DESTAQUE EM FÓRUM NACIONAL DE SECRETÁRIOS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.

As ações, envolvem áreas da educação, saúde, regularização ou confecção de documentos, habitação, capacitações técnicas e encaminhamento para o mercado de trabalho


Estadual


   O Programa Nossa Gente Paraná, do Governo do Paraná, foi um dos destaques na reunião do Fórum Nacional de Secretários de Assistência Social, realizado em Brasília, nesta terça-feira. A apresentação foi solicitada à Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social e Família, Sedef, devido ao interesse de outros estados pelo programa.

    Com metodologia própria para atender pessoas em situação de vulnerabilidade social, o programa é gerido pela Sedef com a participação de diversas secretarias e órgãos estaduais e municipais, e se tornou referência nacional no atendimento integral de famílias mais vulneráveis. As ações, envolvem áreas da educação, saúde, regularização ou confecção de documentos, habitação, capacitações técnicas e encaminhamento para o mercado de trabalho.

    A presidente do Fórum, Cyntia Figueira Grillo, secretária do Espírito Santo, explicou que os estados interessados podem vir ao Paraná conhecer mais profundamente o sistema.

    O secretário Rogério Carboni explicou que outro grande diferencial do Programa, são os atendimentos particularizados.

     Além disso, o Programa Nossa Gente Paraná, conta com metodologia de avaliação própria, que é o Índice de Vulnerabilidade das Famílias, elaborado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Ipardes.

    A partir de dados do Cadastro Único, são compilados e cruzados dados que servem de informações tanto para a busca ativa das famílias, quanto para avaliação dos acompanhamentos realizados. Laura Mueller, professora do Instituto Insper analisou o sistema do programa e participou da apresentação, destacou que o monitoramento é essencial para que as próprias famílias vejam o quanto evoluíram.

     Atualmente, 375 das 399 cidades paranaenses aderiram ao Nossa Gente Paraná. O acompanhamento familiar acontece em diversas áreas, tanto nas cidades, como nos ambientes rurais.

    Em parceria com a Secretaria da Agricultura e Abastecimento, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, IDR-Paraná, são desenvolvidos dois projetos: o Renda Agricultor Familiar e o Inclusão Produtiva Solidária, de atendimento a famílias do campo.

   O Renda Agricultor Familiar já beneficiou 8.078 famílias, das quais 71 quilombolas, 311 indígenas e 6.948 chefiadas por mulheres, alcançando 27.533 pessoas. Iniciado em 2021, o Inclusão Produtiva Solidária atendeu até agora 560 famílias rurais, 14 quilombolas, 78 indígenas e 508 delas chefiadas por mulheres, beneficiando quase 2 mil pessoas.


Fonte AEN.


03/08/2023
16:47
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp