GOVERNO LANÇA SISTEMA DIGITAL PARA A GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DO PARANÁ.

Notícias

GOVERNO LANÇA SISTEMA DIGITAL PARA A GESTÃO DE BACIAS HIDROGRÁFICAS DO PARANÁ.

O IAT investiu cerca de um milhão e 500 mil reais no desenvolvimento do Sistema de Gestão de Bacias Hidrográficas


Estadual


   O Governo do Estado, por meio do IAT, Instituto Água e Terra, lançou o Sistema de Gestão de Bacias Hidrográficas, uma nova ferramenta digital desenvolvida pelo Núcleo de Inteligência Geográfica e Informação do órgão.

   O sistema permite agrupar informações, facilitando a gestão dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná. O lançamento aconteceu durante o 1º Encontro Estadual de CBHs, realizado na última semana, na sede do Sesc de Matinhos, no Litoral.

    O sistema possui seis módulos para auxiliar os gestores a reunirem informações de composição dos comitês, atas e deliberações de reuniões, planos de recursos hídricos, cobrança pelo uso da água, além da gestão financeira com possibilidade de acompanhamento das contas individuais de cada comitê, novos projetos e outros indicadores. Há, ainda, um espaço exclusivo para o público externo, o módulo geográfico, com informações, mapas e gráficos cadastrados pelos comitês.

   Em breve, o módulo disponibilizará consultas sobre as características das bacias hidrográficas do Estado, como o consumo da água e dados de saneamento. A coordenadora do i9 Ambiental, programa de modernização digital do IAT, Jaqueline Dorneles, destaca que o objetivo do sistema é facilitar a gestão das bacias hidrográficas.

    O IAT investiu cerca de um milhão e 500 mil reais no desenvolvimento do Sistema de Gestão de Bacias Hidrográficas, que já está disponível para os 11 Comitês de Bacias Hidrográficas do Paraná. Esse é o terceiro sistema em operação dos 12 serviços no âmbito de transformação digital do IAT para serem desenvolvidos até 2027, ano previsto para a implementação total do Programa i9. De acordo com a chefe do Núcleo de Inteligência Geográfica e Informação, Sonia Amaral, a sistematização de dados beneficia o público interno e externo.

    É importante que os integrantes das bacias estejam cadastrados no sistema. Para isso, o primeiro passo é criar um login na central de segurança do Governo do Paraná, padrão para todos os sistemas do Estado. Após esse cadastro, a central irá pedir para vincular o membro gestor. Depois dessa vinculação, o usuário passa a ter acesso a plataforma.

    O 1º Encontro Estadual de Comitês de Bacias do Paraná teve a finalidade de reunir representantes dos 11 Comitês de Bacias Hidrográficas do Estado para a troca de experiência e capacitação sobre a atuação e relevância de um comitê de bacia hidrográfica, conforme explica o diretor de Licenciamento e Outorga do IAT, José Volnei Bisognin.

Fonte AEN.

 

 

 

 

 

 


02/08/2023
16:12
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp