ESTUDO DA FGV APONTA PARANÁ COMO EXEMPLO DE BOAS PRÁTICAS EM TRANSPARÊNCIA PÚBLICA.

Notícias

ESTUDO DA FGV APONTA PARANÁ COMO EXEMPLO DE BOAS PRÁTICAS EM TRANSPARÊNCIA PÚBLICA.

A análise foi feita pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas entre agosto e dezembro do ano passado


Brasil


   O trabalho do Governo do Paraná em transparência pública tem sido reconhecido nacionalmente. O estado é o único a divulgar o gênero dos servidores e um dos poucos a especificar a função das autoridades, de acordo com reportagem publicada nesse fim de semana pelo jornal Folha de S.Paulo.

   A análise foi feita pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas entre agosto e dezembro do ano passado. As informações ficam no Portal da Transparência, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado. Pelo ícone que indica Outras Informações, o cidadão pode acessar os Gráficos Interativos e escolher “Pessoal”, tópico remuneração.

    Ali, é possível verificar o gênero dos funcionários e a faixa etária, geral ou por secretaria, entre outras informações. Esses dados estão disponíveis desde a criação do Portal, em 2015. O Paraná também foi exemplo de boas práticas no que diz respeito à legislação porque divulga detalhes das atribuições de lideranças.

    Esses dados podem ser conferidos no Portal da Transparência, em Pessoal, tópico Estrutura Organizacional. Depois de escolher o órgão ou entidade do Executivo estadual, é só clicar em detalhes. Uma janela aparece com a descrição das atribuições do cargo escolhido. Desde a primeira gestão de Ratinho Junior o Portal da Transparência do Estado tem acumulado reconhecimento. Ainda em 2020, na pandemia de Covid-19, o Paraná criou um portal sobre o enfrentamento ao coronavírus.

    A entidade Transparência Internacional Brasil deu ao trabalho conceito ótimo, com nota 89 ao portal coordenado pela CGE, sendo que a média nacional ficou em 87,3. Também na época do enfrentamento à doença, a Open Knowledge Brasil classificou o portal como de transparência alta. Em 2021, a Escala Brasil Transparente, montada pela Controladoria-Geral da União, avaliou o Paraná com a segunda melhor nota entre os estados.

   Em 2022, o Paraná recebeu o selo Diamante no Radar da Transparência Pública, do Programa Nacional de Transparência Pública. Somente dois estados alcançaram esta nota. No fim do ano passado, a transparência da administração estadual ficou em primeiro lugar em um ranking do Núcleo de Estudos da Transparência Administrativa e da Comunicação de Interesse Público da Faculdade de Direito da USP.


Fonte AEM.

 

 


18/07/2023
17:12
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp