PROGRAMA VAI PERMITIR INTERCÂMBIO DE UNIVERSIDADES DA AMÉRICA LATINA.

Notícias

PROGRAMA VAI PERMITIR INTERCÂMBIO DE UNIVERSIDADES DA AMÉRICA LATINA.

Objetivo é permitir a mobilidade de pesquisadores e estudantes de pós-graduação. Para isso, foi assinado acordo entre o governo brasileiro e a Associação de Universidades Grupo de Montevidéu, rede de universidades públicas e autônomas de seis países a região


Brasil


   Pesquisadores e estudantes de pós-graduação da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai vão poder, a partir de agora, fazer intercâmbios entre suas instituições acadêmicas, seja na área da formação ou na de investigação científica.

   Foi assinado, nesta quinta-feira (13), protocolo de intenções entre a AUGM, a Associação de Universidades Grupo de Montevidéu, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, para implementar o Programa de Mobilidade de Pesquisadores e Estudantes de Pós-graduação da América Latina.

    A AUGM é uma rede de universidades públicas e autônomas dos seis países, criada em 1991, que tem a missão de fortalecer a pesquisa científica e tecnológica, a formação contínua e a interação de seus membros com a sociedade.

   As universidades que integram a instituição compartilham suas vocações, seu caráter público, suas semelhanças nas estruturas acadêmicas e na equivalência dos níveis de seus serviços.

   O presidente da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu, Osvaldo Corrales, afirmou que a colaboração vai permitir que os países reduzam as assimetrias na produção de conhecimento. Segundo ele, a América Latina, hoje, tem baixas taxas de mobilidade entre suas instituições acadêmicas.

   Já a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, reforçou que o Brasil tem buscado ampliar a integração e a cooperação regional, para dar a dimensão que a ciência, tecnologia e inovação tem na vida das nações e das pessoas.

   Na celebração do acordo, esteve presente também o ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, que lembrou a importância de aproximar as aplicações da ciência às necessidades da população, em defesa da vida e do planeta.


Fonte Rede Nacional de Rádio, em Brasília.


17/07/2023
16:24
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp