Ações conjuntas garantem proteção da pessoa idosa no Paraná.

Notícias

Ações conjuntas garantem proteção da pessoa idosa no Paraná.

"No Estado, a política da pessoa idosa é coordenada pela Secretaria da Família.


Estadual


    A secretária estadual da Família e Desenvolvimento Social, Nádia Moura, reforçou que são necessárias ações conjuntas para garantir o envelhecimento saudável e a proteção da população idosa. Ela participou da abertura da 2ª edição do Congresso Nacional de Envelhecimento Humano em Curitiba.

   De acordo com Nádia, valorizar a pessoa idosa, atuar no enfrentamento da violência e buscar estratégias que garantam o envelhecimento ativo e saudável são estratégias constantes do Governo do Paraná. No Estado, a política da pessoa idosa é coordenada pela Secretaria da Família.

   O encontro contou com a participação de professores, pesquisadores e gestores de diversos estados que debatem sobre o envelhecimento humano no país. A proposta é valorizar os modelos de promoção de saúde e de prevenção de doenças para essa faixa etária.

   Entre as ações voltadas a esta população, a secretária destaca o Plano Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, lançado em 2014, que direciona as políticas de valorização desse público, conforme prevê o Estatuto do Idoso.

   Ela também menciona a premiação Selo Sesi ODS, recebida pela Secretaria Família no final de outubro, por conta do lançamento da cartilha “Conhecendo os Direitos da Pessoa Idosa”. A iniciativa reconhece ações que foram desenvolvidas conforme os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015.

 

 

Fonte: AEN-PR.


26/11/2018
09:21
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp