PARCERIA ENTRE ESTADO E ITAIPU VAI PERMITIR RENOVAÇÃO DE MOBILIÁRIO DE 286 ESCOLAS.

Notícias

PARCERIA ENTRE ESTADO E ITAIPU VAI PERMITIR RENOVAÇÃO DE MOBILIÁRIO DE 286 ESCOLAS.

O convênio foi assinado em Foz do Iguaçu pelo vice-governador Darci Piana


Estadual


   Uma parceria formalizada nesta terça-feira entre o Governo do Paraná e a Itaipu Binacional vai beneficiar 286 escolas estaduais de 55 municípios da região de abrangência da usina. Elas devem receber um investimento de pouco mais de 17 milhões de reais para a aquisição de novos equipamentos e mobiliários, beneficiando alunos, professores e demais funcionários que atuam nas unidades escolares.

   O convênio foi assinado em Foz do Iguaçu pelo vice-governador Darci Piana, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente da Itaipu Binacional, Enio Verri, e o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda. Segundo Piana, este é apenas o primeiro fruto da articulação entre o Governo do Estado com a nova gestão da Itaipu.

   O projeto, intitulado de Itaipu para a Educação, foi iniciado em dezembro de 2022, em tratativas entre a empresa e a administração estadual. Os recursos a serem repassados foram obtidos a partir da comercialização de imóveis ociosos que pertenciam à usina.

   As instituições de ensino público paranaense beneficiadas pela iniciativa estão distribuídas nos chamados municípios lindeiros, que são aqueles que de alguma forma foram afetados pelas mudanças causadas pela construção da represa, como a perda territorial, distribuídas nos Núcleos Regionais de Educação de Assis Chateaubriand, Cascavel, Foz do Iguaçu, Goioerê, Laranjeiras do Sul, Toledo e Umuarama.

   Entre outros itens, o dinheiro será utilizado para a compra de novos armários e estantes em aço para uso administrativo e nas bibliotecas, mesas e cadeiras para os alunos, incluindo mesas acessíveis para cadeirantes, conjuntos para refeitório também com acessibilidade e banquetas para uso em laboratórios.

   A previsão é de que os materiais comecem a ser entregues para os colégios dentro de 60 dias, estando à disposição da comunidade escolar ainda neste ano letivo, conforme explicou o presidente da Itaipu.

    De acordo com o secretário de Educação do Paraná, o novo convênio que está sendo negociado com a Itaipu será focado em estruturas complementares às escolas, como equipamentos de geração de energia solar, biodigestores e estruturas para a instalação de estufas nas escolas, com um investimento estimado em 24 milhões de reais.

   Durante o evento, o governo federal também anunciou a retomada das obras da sede da Unila, Universidade Federal da Integração Latino-Americana, que estavam paradas há nove anos e devem ser concluídas nos próximos três.

   A União também anunciou a construção de 200 casas populares em Foz do Iguaçu e deu posse à nova reitora da Unila, a professora Diana Araújo Pereira.


Fonte AEN.


06/07/2023
16:32
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp