Mais da metade dos municípios brasileiros ainda utiliza lixões contrariando lei nacional de 2010.

Notícias

Mais da metade dos municípios brasileiros ainda utiliza lixões contrariando lei nacional de 2010.

"O problema é grave em numerosas regiões do planeta.


Brasil


   Novos dados divulgados pela ONU Meio Ambiente revelam que 145 mil toneladas diárias de resíduos urbanos são descartadas incorretamente na América Latina e no Caribe. O Brasil contribui de modo expressivo para a ocorrência desse grave problema, pois mais da metade de nossos municípios ainda utiliza os chamados lixões, nos quais tudo é lançado a céu aberto e para os quais, segundo se estima, destinam-se 40% de todo o lixo do país.

   A persistência de lixões, nos quais proliferam vetores de doenças e produtos que contaminam o ambiente, contraria a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e determinou sua total erradicação, em todo o Brasil, até agosto de 2014.

   O problema é grave em numerosas regiões do planeta. Mais preocupante ainda é o fato de que esse gargalo deve aumentar, considerando que a expansão das cidades e o crescimento demográfico são mais rápidos do que as soluções.

   A própria ONU acaba de atualizar seus estudos populacionais, retificando projeções anteriores de que, até 2050, o mundo terá mais de nove bilhões de habitantes, ante os sete bilhões atuais. Ou seja, em três décadas teremos mais dois bilhões de pessoas produzindo resíduos sólidos.

 

Fonte: Gazeta do Povo.


26/11/2018
08:23
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp