PARA AJUDAR PRODUTORES, IDR-PARANÁ LANÇA APLICATIVO QUE FAZ CONTAGEM DAS HORAS DE FRIO.

Notícias

PARA AJUDAR PRODUTORES, IDR-PARANÁ LANÇA APLICATIVO QUE FAZ CONTAGEM DAS HORAS DE FRIO.

Ele já pode ser baixado gratuitamente nas lojas App Store e Google Play


Estadual


    O IDR-Paraná, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná, lançou um aplicativo para celular que informa a quantidade acumulada de horas de frio ao longo do ano em diversos municípios paranaenses.

    Destinado a produtores e profissionais de ciências agrárias, o Horas Frio Paraná tem como objetivo auxiliar o usuário a decidir sobre a necessidade de estimular artificialmente a quebra de dormência em culturas de clima temperado.

    Ele já pode ser baixado gratuitamente nas lojas App Store e Google Play. Frutíferas de clima temperado, como a macieira e o pessegueiro, perdem as folhas e entram em repouso nos dias frios e curtos do inverno para acumular as reservas, nutrientes, hormônios e açúcares, que serão usadas na brotação, florescimento e frutificação do ciclo seguinte.

    Mas somente vai haver essa brotação satisfatória de frutos se houver acúmulo de um certo número de horas de temperatura do ar inferior a um determinado parâmetro, por exemplo 7,2 ºC. Se a somatória de horas de frio não atinge a quantidade necessária, a quebra de dormência das plantas deve ser feita com a aplicação de agroquímicos.

    E é exatamente para ajudar na tomada dessa decisão que entra o aplicativo desenvolvido pelo IDR-Paraná. As informações são apresentadas em duas faixas de busca.

    A primeira categoria mostra o acúmulo de temperaturas inferiores a 7,2 ºC e a 13º C para 20 municípios. O segundo grupo, com a somatória de temperaturas inferiores a 15 ºC e a 18 ºC, abrange 10 localidades. Ele é um desdobramento de uma pesquisa já realizada pelo IDR-Paraná em anos anteriores.


Fonte AEN.

 

 

 

 


05/07/2023
14:45
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp