As queixas sobre a falta de qualidade da educação no Brasil costumam incluir uma premissa raramente questionada: a de que os professores de escolas públicas são mal pagos e que essa é uma das principais razões para os maus resultados do ensino.
Mas um novo estudo do Banco Mundial sustenta que essa premissa está errada.
O relatório, divulgado nesta terça-feira, aponta outras causas para a péssima relação entre o gasto público e os resultados das escolas: o desperdício, a ineficiência e a falta de incentivos para os docentes. "
Um segundo aspecto destacado no relatório são as vantagens oferecidas aos professores dentro do sistema de previdência.
De acordo com o relatório, seria possível aumentar a qualidade do ensino fundamental em 40% e a do ensino médio em 18% sem aumentar as despesas com educação. Bastaria elevar a eficiência na aplicação dos recursos e acabar com o desperdício.
O documento do Banco Mundial também afirma que a profissão é desprestigiada, mas aponta outras explicações para o problema: a pouca seletividade na contratação desses profissionais e a falta de uma relação entre o salário e o nível de desempenho do professor.
O texto aponta alguns exemplos já aplicados e que mostram ser possível melhorar a educação com recursos limitados mas bem aplicados.
Fonte: Gazeta do Povo.