Desperdício de recursos e falta de incentivo aos docentes são razões para falta de qualidade da educação no Brasil, segundo Banco Mundial.

Notícias

Desperdício de recursos e falta de incentivo aos docentes são razões para falta de qualidade da educação no Brasil, segundo Banco Mundial.

"De acordo com o relatório, seria possível aumentar a qualidade do ensino fundamental em 40%.


Educação


   As queixas sobre a falta de qualidade da educação no Brasil costumam incluir uma premissa raramente questionada: a de que os professores de escolas públicas são mal pagos e que essa é uma das principais razões para os maus resultados do ensino.

   Mas um novo estudo do Banco Mundial sustenta que essa premissa está errada. 

   O relatório, divulgado nesta terça-feira, aponta outras causas para a péssima relação entre o gasto público e os resultados das escolas: o desperdício, a ineficiência e a falta de incentivos para os docentes. "

   Um segundo aspecto destacado no relatório são as vantagens oferecidas aos professores dentro do sistema de previdência.

   De acordo com o relatório, seria possível aumentar a qualidade do ensino fundamental em 40% e a do ensino médio em 18% sem aumentar as despesas com educação. Bastaria elevar a eficiência na aplicação dos recursos e acabar com o desperdício.

   O documento do Banco Mundial também afirma que a profissão é desprestigiada, mas aponta outras explicações para o problema: a pouca seletividade na contratação desses profissionais e a falta de uma relação entre o salário e o nível de desempenho do professor.

   O texto aponta alguns exemplos já aplicados e que mostram ser possível melhorar a educação com recursos limitados mas bem aplicados. 


Fonte: Gazeta do Povo.


23/11/2018
08:17
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp