ANVISA APROVA INJEÇÃO PARA PREVENIR CONTAMINAÇÃO PELO HIV.

Notícias

ANVISA APROVA INJEÇÃO PARA PREVENIR CONTAMINAÇÃO PELO HIV.

É o primeiro medicamento injetável contra o vírus registrado pela Agência. O cabotegravir é indicado para pessoas que não estão infectadas com HIV


Brasil


   A Agencia Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa aprovou o primeiro medicamento injetável capaz de prevenir o contágio pelo vírus HIV. A decisão foi publicada no último dia 5 de junho.

    Registrado com o nome comercial de Apretude, o antirretroviral cabotegravir evita a reprodução do vírus e a sua capacidade de infectar novas células.    
                                 
    A injeção é indicada para pessoas que não estão infectadas com HIV, mas que se encontram altamente vulneráveis ao vírus.
                                                                                                                                    
    O medicamento ainda não está a venda. Para isso, ainda é necessária a aprovação do preço do medicamento pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.
      
    Já para a sua disponibilização no SUS, é necessária avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde, vinculada ao Ministério da Saúde.

     A Anvisa destaca que a injeção de cabotegravir não pode ser considerada uma vacina, pois não ativa o sistema imunológico na produção de anticorpos para combater o vírus e nem impede a transmissão da doença.

Fonte  Rede Nacional de Rádio, em Brasília.


15/06/2023
16:24
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp