NO DIA MUNDIAL DA IMUNIZAÇÃO, SAÚDE RESSALTA A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS AO LONGO DA VIDA

Notícias

NO DIA MUNDIAL DA IMUNIZAÇÃO, SAÚDE RESSALTA A IMPORTÂNCIA DAS VACINAS AO LONGO DA VIDA

O Dia Mundial da Imunização, celebrado na última sexta-feira, e teve por objetivo buscar conscientização da população sobre a importância das vacinas para a erradicação, eliminação e controle das doenças


Saúde


    O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Saúde, Sesa, reforça as ações voltadas à adesão da população no processo de atualização da caderneta de vacinas. No Paraná, o Sistema Público de Saúde oferta 19 vacinas para as várias fases da vida, protegendo bebês, crianças, adolescentes, adultos e idosos.

    A imunização é gratuita. De acordo com um levantamento da Sesa, a cobertura vacinal das doses de rotina aumentou. A BCG, por exemplo, que protege contra a tuberculose, e é aplicada em crianças menores de dois anos, está com uma cobertura de 95,01%. Já a tríplice viral, aplicada para a prevenção do sarampo, caxumba e rubéola, está em 96,64%. No ano de 2020, essa mesma vacina teve uma cobertura de 86,15%.

    A imunização é um direito do cidadão e faz parte da Atenção Primária, como uma das medidas mais importantes para a redução de doenças, sequelas e mortes. De acordo com a OMS, existem vacinas para a prevenção de mais de 20 doenças fatais, evitando desta forma, cerca de 2 milhões a 3 milhões de mortes todos os anos por doenças, como difteria, tétano, coqueluche, influenza e sarampo.

    Até aos dez anos a criança deve receber 13 vacinas, além das segundas e terceiras doses e os reforços. Dentro desse cronograma estão ainda as doses que protegem contra a Influenza e a Covid-19. Todas elas são disponibilizadas em todas as Unidades de Saúde do Paraná.

    A partir dos dez anos, a proteção deve ter continuidade. Uma das vacinas específicas para esta idade é a HPV, que protege contra o câncer de colo de útero, dividida em duas doses, com intervalo de seis meses entre elas. O período de gestação requer atenção e cuidado. Para essas mulheres, consideradas um grupo prioritário, são disponibilizadas as vacinas da gripe, aplicadas anualmente; a da Covid-19, DT, dTpa e a da hepatite B.

    Todas elas podem ser aplicadas em qualquer idade gestacional. Durante a pandemia, uma das ações do Estado foi incentivar as mulheres grávidas e puérperas para a imunização contra a doença. O trabalho refletiu no número de óbitos, que caiu de 122, em 2021, para 55 em 2022. Embora muitas pessoas descuidem da caderneta, existem seis vacinas recomendadas acima dos 18 anos, a depender da situação vacinal anterior, incluindo os idosos.

    Elas são reforços e de campanha que auxiliam a manter o organismo imune. A imunização contra o vírus SARS-CoV-2 iniciou em 2021, e desde então já foram aplicadas cerca de 30 milhões de doses. Atualmente ela está disponível na versão bivalente para toda a população a partir de 18 anos. Para o restante da população acima de seis meses estão disponíveis as vacinas monovalentes. Anualmente uma nova versão da vacina contra a gripe é lançada para conter a doença, frequente no Paraná. Todos podem receber o imunizante que está disponível nos municípios.

 

Fonte AEN.

 


12/06/2023
16:50
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp