CONSULTORES ALEMÃES E BRASILEIROS INICIAM ESTUDOS SOBRE HIDROGÊNIO RENOVÁVEL NA SANEPAR.

Notícias

CONSULTORES ALEMÃES E BRASILEIROS INICIAM ESTUDOS SOBRE HIDROGÊNIO RENOVÁVEL NA SANEPAR.

Paraná desenvolvera estudo de viabilidade de tecnologias renováveis na produção de hidrogênio em estações de tratamento de esgoto no Paraná


Estadual


   O diretor-presidente da Sanepar, Claudio Stabile, recebeu representantes da Câmara de Comércio e Indústria Brasil–Alemanha do Rio de Janeiro, da empresa alemã BlueMove Consulting e do Centro Internacional de Energias Renováveis.

   Eles vão desenvolver, em parceria com a Companhia, um estudo de viabilidade de tecnologias renováveis na produção de hidrogênio em estações de tratamento de esgoto no Paraná. Nesta segunda, os consultores parceiros e técnicos da Sanepar fizeram visita à Estação de Tratamento Atuba Sul e à usina flutuante de placas de energia solar na captação Passaúna, em Curitiba.

    Durante toda a terça-feira, visitam as Estações Belém e Cachoeira, a CSBioenergia, que transforma lodo de esgoto e resíduos sólidos em biogás e energia elétrica, além do Centro de Tecnologias Sustentáveis Sanepar e o Laboratório de Análises de Conformidades no Tarumã.

    Na quarta e quinta-feira, a equipe vai a Foz do Iguaçu conhecer o Parque Tecnológico de Itaipu, os laboratórios do CIBiogás e algumas unidades de recuperação energética da região. As visitas marcam o início das ações no Brasil do Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Sanepar e a Câmara de Comércio, que tem participação também do Ministério Federal do Meio Ambiente, Natureza, Segurança Nuclear e Proteção e da NOW GmbH, empresa pública do governo da Alemanha que conduz o Programa Nacional de Inovação para Hidrogênio e Tecnologia de Células de Combustível.

    O projeto vai ter recursos do Governo alemão. O prazo de execução é de um ano e quatro meses. Para o gerente de Pesquisa e Inovação da Sanepar, Gustavo Possetti, a Companhia tem um grande potencial para produção do hidrogênio renovável e a empresa está inserida nas discussões estratégicas sobre o tema.  

    O projeto vai ajudar a Sanepar no entendimento das diferentes rotas tecnológicas disponíveis para essa produção de hidrogênio renovável, bem como do potencial mercadológico dela.


Fonte AEN.


31/05/2023
15:17
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp