ESTADO E OCDE ESTABELECEM PRÓXIMOS PASSOS PARA ACELERAR IMPLEMENTAÇÃO DOS ODS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

Notícias

ESTADO E OCDE ESTABELECEM PRÓXIMOS PASSOS PARA ACELERAR IMPLEMENTAÇÃO DOS ODS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

O Governo do Estado e a OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, concluíram nesta quarta-feira a série de encontros técnicos da mais recente missão internacional relacionada ao cumprimento dos ODS, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável


Estadual


   As reuniões tiveram participação de representantes dos 23 municípios que participam do projeto-piloto da iniciativa no Paraná, além de órgãos estaduais, federais e internacionais envolvidos com a iniciativa, que apresentaram suas ações e receberam feedbacks.

   A partir desta quarta, todos os atores envolvidos no processo vão continuar monitorando os indicadores para alcançar os 17 ODS. Segundo a superintendente-geral de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, Keli Guimarães, o material coletado pela OCDE durante os encontros agora serve de base para a elaboração de um relatório com novas recomendações ao Governo do Estado sobre o cumprimento das metas.  

    Os encontros da semana foram organizados em grupos. O primeiro envolveu instituições federais e outros órgãos responsáveis pela análise de indicadores. Em seguida, membros da Frente Nacional de Prefeitos, Confederação Nacional de Municípios, Associação dos Municípios do Paraná e Instituto Cidades Sustentáveis acompanharam a reunião ao lado de prefeitos e técnicos dos 23 municípios que compõem o projeto.

   Também foram feitas reuniões com as sete universidades estaduais do Paraná, com todas as secretarias estaduais, com representantes do setor produtivo e financeiro, membros da sociedade civil, órgãos internacionais que atuam no Estado e, por fim, com membros das instâncias da Justiça e de controle. De acordo com Keli Guimarães, uma das conclusões preliminares é a necessidade de se investir mais na capacitação das administrações municipais.

    Na avaliação da analista de Políticas Públicas da OCDE, Aline Matta, que coordenou as reuniões técnicas, um dos diferenciais do Paraná é o fato de ter definido uma amostragem territorial diversa para a implementação da Agenda 2030.  

    Durante a abertura da quarta missão da OCDE no Paraná na terça-feira, a segunda realizada presencialmente, o governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou a renovação da parceria entre o Estado e a organização internacional por mais dois anos.


Fonte AEN.


26/05/2023
15:25
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp