20 de novembro dia do Biomédico.

Notícias

20 de novembro dia do Biomédico.

"O Dia do Biomédico é comemorado anualmente em 20 de Novembro, no Brasil."


Saúde


   A data homenageia o profissional da saúde que trabalha em parceria com os médicos para descobrir diagnósticos, através de analises físico-químicas e microbiológicas laboratoriais, atuando no tratamentos de doenças que acometem o saneamento do meio ambiente.  De acordo com a lei em vigência no Brasil, para exercer o função de biomédico é necessário concluir o curso de ensino superior em Ciências Biológicas, na modalidade médica.

   O Decreto de Lei nº 11.339, de 3 de Agosto de 2006, institui o dia 20 de Novembro como Dia Nacional do Biomédico.
A escolha da data faz referência ao dia em que a profissão foi finalmente regularizada no país, através do Projeto de Lei nº 6.684 de 3 de Setembro de 1979.

   É a área das Ciências Biológicas voltada para a pesquisa das doenças humanas, suas causas e os meios de tratá-las. O biomédico identifica, classifica e estuda os microrganismos causadores de enfermidades e procura medicamentos e vacinas para combatê-las. Faz exames e interpreta os resultados de análises clínicas, para diagnosticar doenças, e análises laboratoriais para verificar contaminações em alimentos. Esse profissional trabalha em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde, fazendo pesquisas e testes. Atua em parceria com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.

    Parabéns a todos os profissionais Biomédicos pelo seu dia!

 

Fonte: Bioanalise Birigui.


20/11/2018
08:24
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp