BRASIL E CHILE ASSINAM ACORDO PARA FACILITAR EXPORTAÇÃO DE CARNE.

Notícias

BRASIL E CHILE ASSINAM ACORDO PARA FACILITAR EXPORTAÇÃO DE CARNE.

Foi adotado o sistema de “pre-listing” para habilitação de estabelecimentos exportadores de carne bovina, suína, ovina e de aves. Com isso, o Chile não exigirá mais inspeção individual de frigoríficos brasileiros


Brasil


   Brasil e Chile assinaram  acordo de cooperação para adoção do sistema de “pre-listing” para habilitação de estabelecimentos exportadores de carne bovina, suína, ovina e de aves.

   Com esse sistema, o país que exporta pode fazer a própria habilitação sanitária de frigoríficos, desde que seja em conformidade com as regras do país importador.

   Além disso, fica dispensada a necessidade inspeção individual por autoridades chilenas.

   Com o acordo, o Brasil é o primeiro país latino-americano a obter a permissão de habilitação delegada com o Chile, o que mostra o nível de confiança no controle sanitário nacional.

   Atualmente, mais de 150 países que consomem as carnes brasileiras. E o país espera que esse instrumento possa abranger outros produtos além das carnes.

   O acordo de cooperação é resultado de trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária e do Ministério das Relações Exteriores, com apoio da Embaixada do Chile em Brasília.

   Em 2022, o Chile foi o sexto destino das exportações totais brasileiras, sendo o terceiro destino para carne suína, quinto para carne bovina e 14º de carne de aves.


Fonte Rede Nacional de Rádio, em Brasília.


22/05/2023
15:36
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp