REGISTROS NO CADASTRO DE TURISMO CRESCEM 73% E MOSTRAM FORÇA DO SETOR NO PARANÁ.

Notícias

REGISTROS NO CADASTRO DE TURISMO CRESCEM 73% E MOSTRAM FORÇA DO SETOR NO PARANÁ.

O número de empresas e profissionais registrados no cadastro de prestadores de serviços turísticos, Cadastur, cresceu 73% no Paraná de 2018 a 2022


Estadual


   Passou de 5 mil para quase 9 mil cadastros, mesmo com a pandemia de Covid em meio ao período. Curitiba foi a cidade que apresentou a maior evolução, seguida de Foz do Iguaçu e Maringá.

   Os dados constam do quarto Boletim de Dados Turísticos de 2023, elaborado pela secretaria estadual do Turismo, Setu, que traz uma análise estatística do setor. Segundo o secretário do Turismo do Paraná, Marcio Nunes, a evolução no cadastramento reflete o trabalho que o Governo do Paraná vem realizando para o desenvolvimento turístico no Estado, desde 2019, com estímulo a investimentos em toda a cadeia produtiva. Ele ressalta a importância do cadastramento no Cadastur.

   O diretor de Gestão e Inteligência Turística da Setu, Marcelo Martini, reforça que o Cadastur é importante porque comprova que o empreendimento turístico está legalmente constituído, que está em funcionamento e em operação.

   O Cadastur é obrigatório para as empresas que atuam diretamente com a atividade turística em diversas modalidades, como acampamentos, agências, guias, meios de hospedagem, organizadores de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. Mesmo para atividades em que o cadastro não é obrigatório, como bares e restaurantes e locadoras de veículos, é importante que ele seja feito.

    Entre as vantagens de estar registrado no Cadastur está o acesso a financiamentos, oportunidades de qualificação exclusivas, apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo e do Governo do Paraná, além de visibilidade nos sites do governo federal e do próprio Cadastur. O boletim traz um detalhamento do registro nos municípios das dezenove Regiões Turísticas do Paraná durante 2022.

   Curitiba foi a cidade com maior número de cadastros no ano, seguida por Foz do Iguaçu e Maringá. O Cadastur também trouxe as informações sobre a quantidade de Cadastros Regulares e respectivas atividades.

   O número de guias de turismos cadastrados foi o que mais chamou atenção dentro do boletim, em especial na Região das Cataratas e Caminhos ao Lago de Itaipu: mais da metade dos cadastrados trabalham nessas regiões. Em todo o Paraná são cadastrados 2.021 guias de turismo; 1.908 agências de viagens; 1.485 restaurantes, bares ou similares; 1.035 transportadoras de turistas; 658 meios de hospedagem; 535 prestadores especializados em segmentos turísticos e 466 organizadoras de eventos.


Fonte AEN.


15/05/2023
15:07
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp