ESTADO ALERTA PARA GOLPES COM SITES QUE COBRAM AGENDAMENTOS E FRAUDAM IPVA E LEILÕES.

Notícias

ESTADO ALERTA PARA GOLPES COM SITES QUE COBRAM AGENDAMENTOS E FRAUDAM IPVA E LEILÕES.

Uma dica simples para não cair em golpes é buscar apenas portais oficiais com final "pr.gov.br"


Estadual


   O Departamento de Trânsito, o Detran-PR, a Secretaria da Fazenda e a Polícia Civil do Paraná alertam a população paranaense que golpistas estão falsificando sites na internet com cópia de layout oficial do Estado para induzir pessoas a pagar boletos falsos do IPVA ou do licenciamento, além de agendamento de exame em clínicas para a renovação da CNH, um serviço que não tem custo adicional.

   Além disso, eles estão patrocinando esses portais falsos em sites de busca para que eles apareçam no topo, induzindo as pessoas ao erro. Outra modalidade de golpe é a criação de sites de leilões em nome do Detran-PR. A autarquia alerta que não realiza leilões online e não possui nenhum canal para a realização dos mesmos.

   Os leilões são feitos por meio de leiloeiro público, devidamente credenciado e que está sempre identificado nos Editais dos Leilões, divulgados no portal oficial da autarquia. Outro problema recorrente, também enfrentado pela Sefa, é link falso para página adulterada do pagamento do IPVA.

    Alguns sites fraudulentos induzem um suposto pagamento oferecendo desconto irreal de 15%, dentro de um site que imita o layout do portal de serviços do Detran. O Detran não coordena o acesso ao portal do IPVA.

    Uma dica simples para não cair em golpes é buscar apenas portais oficiais com final "pr.gov.br". Além disso, procurar sempre os canais digitais e os telefones oficiais em caso de dúvida ou suspeita. De acordo com o chefe da Inspetoria Geral de Arrecadação da Receita Estadual, Ezequiel Rodrigues dos Santos, é necessário que o contribuinte tenha a certeza que está gerando a guia por meio de um canal oficial, no caso do IPVA.

    O diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, faz alguns alertas para além da checagem se o site é um endereço oficial.

    A Polícia Civil tomou conhecimento dos golpes por iniciativa do Detran e instaurou um inquérito policial para apuração dos fatos e identificação dos autores, conforme explica o delegado-titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, Edgar Dias Santana.

    Já a delegada do Núcleo de Combate aos Cibercrimes, Ellen Victer, orienta como o cidadão deve proceder em caso de suspeita da fraude.

Fonte AEN.


12/05/2023
14:34
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp