COMEÇA COLETA DE ALIMENTOS PARA ANÁLISE DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS.

Notícias

COMEÇA COLETA DE ALIMENTOS PARA ANÁLISE DE RESÍDUOS DE AGROTÓXICOS.

Em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias dos estados e municípios e com os Laboratórios Centrais de Saúde Pública, a Anvisa vai monitorar este ano 36 alimentos. Objetivo é combater irregularidades e identificar riscos à saúde da população


Brasil


   Em conjunto com as Vigilâncias Sanitárias dos estados e municípios e com os Laboratórios Centrais de Saúde Pública, a Anvisa iniciou a coleta de alimentos do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos.

   Serão feitas anualmente três coletas de amostragem e, neste ano, o Ciclo 2023 prevê o monitoramento de?36 alimentos, que representam 80% do consumo total de alimentos de origem vegetal.

   Serão 3.790 amostras de abacaxi, alface, alho, arroz, batata doce, beterraba, cenoura, chuchu, goiaba, laranja, manga, pimentão, tomate e uva.

    A coleta já começou a ser feita neste mês e vai até dezembro, em 25 unidades da Federação.

    Além de agrotóxicos já pesquisados em outros ciclos, foram incluídos os ingredientes ativos glufosinato de amônio, paraquate e dicamba.

   O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos é uma ação conjunta da Anvisa, com as vigilâncias sanitárias locais e os Laboratórios Centrais de Saúde Pública, que tem o objetivo de monitorar os resíduos de agrotóxicos nos alimentos que chegam à mesa do consumidor. As coletas são feitas toda semana, no mercado varejista, em supermercados e sacolões.

   Os resultados do programa ajudam a elaborar medidas para combater irregularidades encontradas e mapear situações em que os resíduos de agrotóxicos nos alimentos representam risco à saúde da população.


Fonte Rede Nacional de Rádio, em Brasília.


12/05/2023
14:33
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp