NOS EUA, RATINHO JUNIOR APRESENTA PARANÁ A EMPRESÁRIOS E FUNDOS DE INVESTIMENTOS.

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NOS EUA, RATINHO JUNIOR APRESENTA PARANÁ A EMPRESÁRIOS E FUNDOS DE INVESTIMENTOS.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu em Nova York, com representantes dos fundos de investimentos Acciona e Macquarie para apresentar possibilidades de parceria com o Estado em áreas estratégicas


Estadual


   Ratinho Junior lidera uma comitiva internacional organizada pela Invest Paraná que passa pelos Estados Unidos e por Portugal para prospectar novos investimentos para o Estado. Além do programa de concessões rodoviárias, o projeto da Nova Ferroeste e PPPs, parcerias públicas privadas, para obras de saneamento em cidades paranaenses também estão no radar dos investidores.

   A comitiva também esteve no Consulado do Brasil em Nova York e no Bank of America, uma das principais instituições financeiras do mundo. Ratinho Junior participou, ainda, junto com outros governadores, do Lide Brazil Investment Forum, promovido pelo grupo Lide, que reúne empresários e autoridades nacionais.

   Depois dos encontros, ele destacou que o Paraná tem no horizonte investimentos bilionários. Somente para as concessões rodoviárias estão previstos 55 bilhões de reais em obras, e tudo isso porque o Estado conseguiu consolidar um bom ambiente de negócios.

    O programa de concessões paranaense é o maior pacote de investimentos na área da América Latina e prevê repassar à iniciativa privada três mil e 300 quilômetros de rodovias federais e estaduais, divididas em seis lotes. Estão previstos mil e 800 quilômetros de duplicações, além de terceiras faixas, viadutos e outras obras.

    A modelagem construída para o Paraná, sem outorga e com disputa livre na tarifa, será referência para as concessões rodoviárias de outros estados brasileiros. Ela mantém os três principais pontos defendidos pelo Governo do Paraná, aliando preço justo e disputa pela menor tarifa, garantia de obras e ampla concorrência.

    Já a Nova Ferroeste é o maior projeto de infraestrutura sustentável do Brasil, uma solução nacional capaz de reduzir em até 30% o chamado “custo Brasil” nos estados por onde vai passar. A ferrovia será o principal corredor de exportação de produtos do Sul do Brasil e o segundo maior corredor de grãos e contêineres refrigerados do País.

    A extensão total será de mil 567 quilômetros. A Sanepar busca uma empresa parceira para contribuir com o avanço do serviço de esgotamento sanitário no Paraná. A PPP que está em andamento busca assegurar que os serviços de coleta e tratamento de esgoto de 16 cidades paranaenses estejam disponíveis para 90% da população de cada um desses municípios até o ano de 2033, cumprindo a meta de universalização definida pelo novo marco do saneamento.

    As conversas com investidores também abordaram investimentos em portos. O Porto de Paranaguá é o mais eficiente do Brasil porque tem a segunda maior movimentação, mesmo com um cais três vezes menor que o de Santos.

     Além do programa de arrendamentos de áreas em andamento, com expectativa de leiloar novos espaços ociosos para a iniciativa privada nos próximos anos, a Portos do Paraná desenvolve, de maneira pioneira, um projeto de concessão do canal de acesso.


Fonte AEN.


11/05/2023
16:07
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