PROFESSORES PARANAENSES SÃO SELECIONADOS PARA LECIONAR EM ESCOLAS DOS EUA

Notícias

PROFESSORES PARANAENSES SÃO SELECIONADOS PARA LECIONAR EM ESCOLAS DOS EUA

O Governo do Estado publicou o resultado da seleção de professores da rede estadual de ensino fundamental para o Programa de Imersão Dupla em Português do Estado de Utah


Estadual


   O intercâmbio é realizado por meio de uma parceria entre a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Secretaria da Educação do Estado de Utah, na região Oeste dos Estados Unidos. A cooperação foi firmada a partir de um memorando de entendimento assinado em 2014.

   O objetivo é promover e ampliar as oportunidades de crescimento profissional e pessoal para os professores que atuam no ensino fundamental paranaense. Foram selecionadas as professoras Aline Faralhi, de Curitiba, e Fernanda Oliveira, de Maringá. As atividades devem iniciar no segundo semestre de 2023. Desde a primeira edição, em 2015, 45 professores já participaram do Programa de Imersão Dupla em Português do Estado de Utah, sendo que 38 permanecem trabalhando em território americano.

   A língua portuguesa é ensinada em sete distritos escolares do Estado de Utah. Os docentes selecionados atuam por um período de até três anos no ensino da língua portuguesa para alunos da rede pública norte-americana, com idade entre 6 e 15 anos, em turmas da 1ª à 9ª série. A seleção é realizada anualmente, entre fevereiro e março, e os interessados passam por três etapas eliminatórias: análise de documentos, entrevista em inglês e avaliação de uma experiência didática em sala de aula, gravada em vídeo pelos candidatos aprovados na segunda etapa.

  Os candidatos devem estar aptos para o ensino de disciplinas como português, matemática, estudos sociais, ciências, educação física, artes e cultura geral. Podem participar licenciados em Pedagogia, Letras, Ciências, Matemática, entre outras áreas, com experiência nos últimos três anos como docente do ensino fundamental em escolas públicas ou privadas do Paraná. Os candidatos também precisam apresentar proficiência na língua inglesa equivalente ao nível intermediário do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, um padrão internacional que classifica a fluência em dezenas de idiomas. Os professores recebem remuneração que varia de 45 mil dólares anuais, até 58 mil dólares, o equivalente a quase 290 mil reais.

   Os salários são pagos durante o ano letivo americano, de setembro a agosto do ano seguinte. Os professores também contam com planos de saúde e odontológico e moradia provisória nas duas primeiras semanas. O programa permite, ainda, o acompanhamento da família, com visto de trabalho em tempo parcial para o esposo ou a esposa e matrícula em escola pública para filhos com até 21 anos. Os custos de passagem e visto devem ser providenciados pelos candidatos.


Fonte AEN.


03/05/2023
15:19
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp