COM INCENTIVOS FISCAIS, GOVERNO GARANTE INVESTIMENTOS DE R$ 2,8 BILHÕES EM 2023

Notícias

COM INCENTIVOS FISCAIS, GOVERNO GARANTE INVESTIMENTOS DE R$ 2,8 BILHÕES EM 2023

O Governo do Paraná, por meio do programa de incentivos fiscais da Secretaria da Fazenda, já viabilizou neste ano investimentos privados de dois bilhões e 800 milhões de reais


Estadual


   Foram enquadrados dentro do programa 36 novos processos firmados com empresas para a implantação ou expansão de unidades. Um desses é da Horsch do Brasil, que inaugurou, nas últimas semanas, uma nova fábrica na Cidade Industrial de Curitiba.

   O projeto de investimentos da nova sede, em 565 milhões de reais, vai gerar 498 novos postos de trabalho diretos e milhares indiretos. Na primeira fase vai existir a produção de plantadeiras e pulverizadores, e posteriormente mais equipamentos devem ser desenvolvidos, todos direcionados à agricultura.

    De acordo com o CEO da Horsch do Brasil, Rodrigo Duck, o Paraná é um dos estados mais relevantes no agronegócio no País.

    A Horsch chegou ao Brasil em 2015. A empresa se instalou no Campo do Santana, em Curitiba, e começou produzindo protótipos de uma plantadeira.

    Anos depois se expandiu para uma nova unidade, na CIC. Rodrigo Duck ainda destacou que esse é o maior investimento da história do grupo.

    Os componentes usados para a fabricação e peças de reposição destas máquinas são, na maioria, de origem nacional. Com o Paraná Competitivo, desde 2019, foram incorporados ao PIB do Estado 25 bilhões de reais em novas plantas, em 235 projetos de implantação e expansão de unidades empresariais, com a geração de 15 mil empregos diretos e indiretos.

    O benefício fiscal cedido pelo programa se destina a novos investimentos e expansão de atividades industriais já instaladas. Em contrapartida, o Estado concede tratamentos tributários diferenciados temporários com as empresas.

    Os investimentos almejados e os benefícios pleiteados são avaliados de forma técnica pela Invest Paraná. Após isso, o processo passa para análise da Fazenda, que decide pela concessão ou não dos incentivos, bem como o prazo e carência.

    O secretário da Fazenda, Renê Garcia Júnior, afirma que essa decisão pretende dar ganhos sociais a população do Paraná.

     Desde 2019 foram firmadas diversas parcerias nesse sentido, como com a Klabin, na expansão do Projeto Puma II. Houve a adesão das companhias aéreas Gol, Latam e Azul para a implantação ou expansão de linhas nos aeroportos lno Paraná, bem como possibilitar que empresas aéreas enquadradas no Paraná Competitivo, cumprindo determinadas condições e requisitos, tenham redução de alíquotas do ICMS do querosene da aviação civil de 18% para até 4%. Houve também a liberação de 237 milhões de reais para sete cooperativas paranaenses investirem na construção de usinas de geração de energia renovável.

    Também houve prorrogação do prazo para que empresas que atuam exclusivamente no e-commerce, quando enquadradas no programa, possam pleitear o benefício de crédito presumido.


Fonte AEN.


02/05/2023
15:01
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp