GOVERNO PUBLICA EDITAL COM PREVISÃO DE 6.252 VAGAS NO MAIS MÉDICOS.

Notícias

GOVERNO PUBLICA EDITAL COM PREVISÃO DE 6.252 VAGAS NO MAIS MÉDICOS.

Nesta etapa, as prefeituras devem indicar quantas vagas pretendem preencher. Na próxima fase, será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção, com prioridade para profissionais formados no Brasil


Brasil


   Foi publicado nesta terça-feira (18), no Diário Oficial da União, edital do Ministério da Saúde que prevê a adesão ou renovação de processo de adesão de municípios e do Distrito Federal ao programa Mais Médicos para o Brasil.

   São 6.252 vagas em municípios das 27 unidades da Federação, para atuação pelo período de quatro anos.

   As vagas estão distribuídas em 2.074 municípios e, nesta etapa, os gestores das prefeituras devem indicar quantas vagas pretendem preencher em cada localidade do total autorizado pelo edital. Na próxima fase, em um novo chamamento, será a vez dos médicos se inscreverem para a seleção, com prioridade para os profissionais formados no Brasil.

   Se sobrarem vagas, podem ser acionados brasileiros formados no exterior. E, na sequência, médicos estrangeiros estabelecidos no Brasil e, por último, médicos estrangeiros.

   O Mais Médicos foi retomado oficialmente em março de 2023 e prevê a abertura de 15 mil novas vagas até o fim do ano, devendo alcançar um total de 28 mil, para que áreas distantes não fiquem desassistidas quando ao atendimento médico, principalmente as que se encontram em bolsões de extrema pobreza.

   Um dos desafios no atendimento às regiões de difícil acesso é a permanência dos profissionais. Levantamento feito pelo Ministério da Saúde indica que 41% dos participantes do programa Mais Médicos desistem em busca de capacitação e qualificação.


Fonte Rede Nacional de Rádio, em Brasília.


20/04/2023
15:53
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp