CONSULTA DO PLANO PLURIANUAL RECEBE 2,8 MIL SUGESTÕES PARA OS PRÓXIMOS ANOS.

Notícias

CONSULTA DO PLANO PLURIANUAL RECEBE 2,8 MIL SUGESTÕES PARA OS PRÓXIMOS ANOS.

Os paranaenses contribuíram em grande número com sugestões de prioridades para o Estado para os próximos quatro anos.


Estadual


   A Consulta Pública para a construção do Novo Plano Plurianual 2024-2027, encerrada no último domingo, contou com 2.853 participações.

   A iniciativa do Governo do Estado, operacionalizada pela Secretaria de Estado do Planejamento, teve adesão destacada de algumas cidades: além da capital paranaense, Imbaú e Cornélio Procópio contribuíram com mais de uma centena de sugestões, seguidas de Telêmaco Borba e Guarapuava. Dos 399 municípios paranaenses, 225 participaram da Consulta Pública. Entre as mais de 20 áreas de atuação do governo que o cidadão podia escolher para enviar contribuições, a que mais obteve sugestões foi a área de Educação, com 442 registros, seguida de Segurança Pública, com 416.

   Após a análise dos dados da Consulta, o que acontece nas próximas semanas, as sugestões são encaminhadas para as secretarias de Estado das áreas a que se referem para terem sua incorporação avaliada pelas equipes. O coordenador de Monitoramento e Avaliação, Thiago de Angelis, destaca que a Consulta funciona como um diagnóstico externo ao governo, para que o plano tenha uma característica de transparência.

    O documento final com o Plano Plurianual será entregue até dia 30 de setembro, para se tornar, então, Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Paraná.

    Este é o mais importante instrumento de planejamento de médio prazo do Governo do Estado, e é destinado a programar políticas públicas do Governo e ações de demais Poderes e órgãos constitucionais autônomos. O Plano dura quatro anos e tem a vigência iniciada no segundo ano do mandato do chefe do Poder Executivo, terminando no fim do primeiro ano do sucessor, para que haja continuidade nos projetos iniciados.


Fonte AEN.


19/04/2023
16:12
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp