Brasil pode ser líder em desenvolvimento sustentável, dizem cientistas.

Notícias

Brasil pode ser líder em desenvolvimento sustentável, dizem cientistas.

"País com a maior biodiversidade do planeta, o Brasil tem a legislação, o capital humano e a capacidade instalada para ser líder mundial nos acordos globais para o desenvolvimento sustentável.


Brasil


   É o que aponta o Sumário para Tomadores de Decisão do Primeiro Diagnóstico Brasileiro de Biodiversidade e de Serviços Ecossistêmicos, lançado pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e de Serviços Ecossistêmicos.

   Criada em 2015, a plataforma reúne cerca de 120 pesquisadores, com apoio financeiro do governo federal e do governo de São Paulo, e foi inspirada na Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (IPBES), das Nações Unidas, datada de 2012

   Para o professor de ecologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro Fabio Scarano, um dos coordenadores do trabalho, a cada ano, os dados científicos trazem novas informações e evidências sobre a urgência de se cuidar do planeta. Ele destaca que apesar de ainda ter muitas questões para resolver, o Brasil já obteve grandes avanços. Por outro lado, ele aponta que o país tem ações contraditórias.

   Na questão econômica, o levantamento destaca que a biodiversidade do Brasil permite a exportação de 350 produtos agrícolas. E 70% do consumo de alimentos pela população brasileira vêm da agricultura familiar e dois terços da energia elétrica consumidas no país são produzidas em usinas hidrelétricas que dependem da integridade do ecossistema. O Brasil é o terceiro maior exportador de produtos da silvicultura, com 3,64% da produção mundial.

 

 

Fonte: Paraná Portal.


14/11/2018
10:44
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp