IAT INTENSIFICA OPERAÇÕES AÉREAS PARA AGILIZAR FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL NO PARANÁ.

Notícias

IAT INTENSIFICA OPERAÇÕES AÉREAS PARA AGILIZAR FISCALIZAÇÃO AMBIENTAL NO PARANÁ.

O Governo do Estado conta com a integração das equipes do IAT e do BPMOA, Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas, para dar agilidade aos processos de licenciamento, fiscalização, monitoramento e vistorias em áreas de proteção ambiental do Paraná


Estadual


   A terceira operação do ano foi finalizada em Maringá, na sexta-feira passada. Segundo o chefe da Divisão de Licenciamento Estratégico do IAT, Jean Carlos Helferich, no ano passado foram cerca de 216 horas de voos, para cobrir demandas de licenciamento ambiental.

   Desde 2020, por meio de um convênio entre o IAT e o BPMOA, as equipes orquestram sobrevoos com helicóptero Falcão 09. Assim, o órgão fiscalizador e a PM conseguem atender aos 21 escritórios regionais do órgão ambiental no Paraná.

    As coordenadas são definidas pelos chefes de cada regional, com consulta pelo MapBiomas. O sistema disponibiliza o mapeamento da cobertura e uso do solo, com monitoramento da superfície de água e cicatrizes de fogo, com dados atualizados mensalmente.

   Outro benefício direto do uso da aeronave é o acompanhamento em tempo real das condições ambientais das Unidades de Conservação, gerenciadas pelo IAT. Ajuda também no patrulhamento de áreas com compensação ambiental, que requerem verificação e monitoramento constantes em virtude de serem parte da contrapartida para licenciamentos ambientais.

    O primeiro-tenente Maikon Venâncio Correa, oficial de Comunicação Social e comandante de Aeronaves do BPMOA, explica que o uso dos helicópteros embasa o trabalho de verificação e, posteriormente, eventuais aplicações de multas.

    O tenente lembra que, após o sobrevoo, o trabalho continua por meio de comparações entre imagens atuais e de satélite.

    Em caso de denúncias de crime ambiental, é necessário acionar a Ouvidoria do IAT ou os escritórios regionais, ou mesmo, a Polícia Ambiental.


Fonte AEN.

 


06/04/2023
16:30
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp