COM 22,18 MILHÕES DE TONELADAS ESTIMADAS, PARANÁ PODE COLHER A MAIOR SAFRA DE SOJA DA HISTÓRIA.

Notícias

COM 22,18 MILHÕES DE TONELADAS ESTIMADAS, PARANÁ PODE COLHER A MAIOR SAFRA DE SOJA DA HISTÓRIA.

O relatório mensal divulgado pelo Deral, Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento reforça o recorde esperado para a produção de soja na safra 2022/2023


Estadual


   A produtividade desta atual safra é de três mil 845 quilos por hectare. O bom desempenho se deve, especialmente, às condições climáticas favoráveis. Nesta semana, a colheita chegou a 77% da área, índice que, apesar de estar atrasado em comparação a safras anteriores, não deve prejudicar a qualidade do produto.

   Cerca de 90% das lavouras estão em boas condições e 10% em condições medianas. O analista do Deral, Edmar Gervásio, destaca que o aumento na produção está ligado à qualidade do grão.

   Com os bons números, o Paraná irá aumentar sua participação na produção nacional de soja, explica Gervásio.

   A Previsão Subjetiva de Safra traz ainda as primeiras estimativas para a safra de inverno. No Paraná, o trigo deve ocupar a maior área da história, 13% superior à registrada na safra passada. O aumento é fruto dos bons preços pagos ao produtor, aliados à impossibilidade de plantio da segunda safra de milho. Estima-se, com isso, uma produção de quatro milhões e 500 mil toneladas, volume que, se confirmado, supera em 32% o resultado da safra anterior.

   O preço recebido pelo produtor pela saca de soja apresentou queda nas últimas semanas. Na semana passada, o grão foi comercializado 9% a menos do que em fevereiro de 2023 e 24% a menos do que em março de 2022. A primeira safra de milho está 63% colhida, de acordo com o Deral, e 83% das lavouras apresentam boas condições, enquanto 16% estão em condições medianas e 1% em condições ruins. Espera-se uma produção 26% maior do que no ciclo passado.

   Apesar das adversidades climáticas, a primeira safra 2022/2023 de feijão teve bom desempenho e excelente qualidade, na avaliação dos técnicos do Deral. Com o encerramento da colheita, o relatório indica uma produção de mais de 197 mil toneladas, 1% maior do que na safra anterior.

   O relatório também traz informações sobre a primeira estimativa para a safra de inverno de trigo de 2023, com área recorde a ser destinada para o cultivo; sobre a mandioca, em que o Paraná pode produzir 14% a mais do que o volume colhido no ciclo anterior; além de um panorama sobre as hortaliças. Todos os detalhes e o relatório completo, além do Boletim de Conjuntura Agropecuária, estão disponíveis no site www.agricultura.pr.gov.br.


Fonte AEN.

 


03/04/2023
15:10
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp