PARANAENSES PODEM CONTRIBUIR COM PLANEJAMENTO DO ESTADO PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS.

Notícias

PARANAENSES PODEM CONTRIBUIR COM PLANEJAMENTO DO ESTADO PARA OS PRÓXIMOS QUATRO ANOS.

Cidadãos paranaenses que desejarem contribuir com a elaboração do novo PPA, Plano Plurianual, das ações que serão executadas pelo Governo do Estado entre 2024 e 2027 podem enviar as suas sugestões para análise da equipe técnica


Estadual


   O anúncio da abertura da consulta pública à população foi feita pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior nesta quarta-feira, no MON, durante a assinatura do chamado Pacto para o Futuro, em que representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário iniciaram um trabalho conjunto em torno do PPA.

   O Plano Plurianual abrange o período que se inicia no segundo ano do mandato do chefe do Poder Executivo e se estende até o fim do primeiro ano de seu sucessor. O instrumento é destinado a programar as políticas públicas e ações de demais Poderes e órgãos constitucionais autônomos.

   O governador destacou que o Estado está atento às necessidades apresentadas pela população de todas as classes e regiões para avançar nos próximos anos e décadas.

   A consulta está disponível via telefone celular ou computador pelo site da Secretaria de Estado do Planejamento, cujas contribuições podem ser feitas a partir do preenchimento de um formulário simples e direto. No espaço, os cidadãos são convidados a compartilharem quais os seus planos para o Paraná, com detalhes sobre o que precisa ser melhorado em diferentes áreas de atuação estadual, e depois detalham como isso pode ser feito.

   Os interessados podem enviar quantas sugestões acharem necessário até o dia 16 de abril. Em maio também serão feitas audiências públicas regionalizadas. Após a análise do corpo técnico da Secretaria do Planejamento das contribuições, elas poderão auxiliar o Governo do Estado a definir as prioridades do PPA, que deve se tornar público até 30 de setembro. Segundo o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, o novo PPA, iniciado agora com a assinatura do pacto e a abertura da consulta pública, segue a lógica de uma gestão pública voltada para o futuro do Paraná.

   Entre os destaques deste ciclo, destaca-se a nova metodologia para a construção do PPA 2024-2027, como o detalhamento das entregas e metas que compõem a dimensão tático-operacional do Plano de Governo. Os indicadores objetivos que vão permitir mensurar a aderência do novo PPA a cada um dos instrumentos estão em fase de definição. O diretor de Planejamento da pasta, João Giona, ressalta que com o aprimoramento do planejamento, o foco principal é no cidadão e na visão dele sobre a atuação do Poder Público.

Fonte AEN.

 


31/03/2023
15:15
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp