MINISTÉRIO DA SAÚDE FAZ ALERTA SOBRE NOTÍCIAS FALSAS SOBRE VACINAÇÃO.

Notícias

MINISTÉRIO DA SAÚDE FAZ ALERTA SOBRE NOTÍCIAS FALSAS SOBRE VACINAÇÃO.

Segundo a pasta, informações inverídicas são um desserviço diante do benefício das vacinas. A Anvisa também esclarece que as notificações recebidas da plataforma de dados do SUS são de eventos temporários que podem ou não ter relação de causa e efeito com a imunização


Saúde


   O Ministério da Saúde divulgou, nesta terça-feira (28), alerta sobre a circulação de notícias falsas que prejudicam as iniciativas para ampliar a coberturas vacinal no país.

   Segundo a pasta, informações inverídicas são um desserviço diante do benefício das vacinas no controle e redução de casos graves da Covid-19.

   A orientação é para que a população busque informações nos canais oficiais do Ministério da Saúde.

   Também foi publicada, nesta terça, nota de esclarecimento da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, lembrando que divulgou alerta, em julho de 2021, diante de informação recebida pela FDA, agência reguladora norte-americana, dando conhecimento da ocorrência miocardite e pericardite associadas à imunização com vacinas de plataforma de RNA mensageiro.

   Segundo a Anvisa, o alerta foi feito mesmo sem notificações de casos suspeitos de miocardite associados à vacinação contra Covid-19 no Brasil.

   A agência reguladora informou que os dados oficiais apontam a ocorrência de 154 eventos de miocardite após o início da imunização contra a Covid no país. Seria uma incidência bem inferior a cada 100 mil doses aplicadas, 0,0031 no caso, sendo que a incidência associada às vacinas, segundo pesquisas mundiais, pode chegar a 2,4 casos da doença a cada 100 mil doses aplicadas.

   O Ministério da Saúde ressaltou que, embora a vacina possa causar eventos adversos, a maioria é sem gravidade e reforçou que o risco de complicações para quem é diagnosticado com Covid-19 é muito superior ao risco de reações graves pela vacinação.

   Sobre isso, a Anvisa lembrou, ainda, que a taxa de miocardite associada à própria doença é de 30 casos por milhão para a população em geral. E destacou que as notificações recebidas pelo Ministério da Saúde, por meio da plataforma de dados do SUS, são de eventos temporários associados à vacinação e que podem ou não ter relação de causa e efeito com a vacina.

 

Fonte Rede Nacional de Rádio, em Brasília.

 

 


30/03/2023
15:33
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp