CÂNCER COLORRETAL PODE SER EVITADO SE DESCOBERTO NOS ESTÁGIOS INICIAIS.

Notícias

CÂNCER COLORRETAL PODE SER EVITADO SE DESCOBERTO NOS ESTÁGIOS INICIAIS.

SUS oferta tanto diagnóstico como tratamento e preconiza a estratégia de diagnóstico precoce. A rede pública de saúde conta com 315 hospitais habilitados na alta complexidade em oncologia no Brasil


Saúde


   Mais de 45 mil casos de câncer colorretal devem ser diagnosticados este ano no Brasil. A estimativa é do Instituto Nacional de Câncer - o Inca. A incidência do tumor perde apenas para os diagnósticos de câncer de mama, nas mulheres, e o de próstata, nos homens.

   O Ministério da Saúde destaca a importância de estar atento aos hábitos de vida que podem influenciar no desenvolvimento do câncer colorretal. A pasta destaca algumas: o excesso de consumo de carnes vermelhas e carnes ultraprocessadas, a obesidade, o excesso de consumo de bebida alcoólica e fumo.

    A doença pode apresentar sinais de alertar como sangramento nas fezes, alteração no funcionamento intestinal, perda de peso e anemia.

    O Ministério da Saúde destaca que, atualmente, o SUS oferta tanto o diagnóstico como o tratamento e preconiza a estratégia de diagnóstico precoce do câncer colorretal.

   A rede pública de saúde conta com 315 hospitais habilitados na alta complexidade em oncologia no Brasil, entre Centros de Assistência de Alta Complexidade e Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, habilitados ao tratamento oncológico.


Fonte Rede Nacional de Rádio em Brasília.

 


27/03/2023
16:06
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp