SAÚDE LANÇA ESTRATÉGIA NACIONAL PARA ELIMINAÇÃO DO CÂNCER CERVICAL

Notícias

SAÚDE LANÇA ESTRATÉGIA NACIONAL PARA ELIMINAÇÃO DO CÂNCER CERVICAL

Projeto-piloto foi lançado em Recife. Depois que for expandido para outras cidades de Pernambuco, será ampliado para todo o país


Saúde


   Foi lançada nesta quarta-feira (22), em Recife, pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, a Estratégia Nacional de Controle e Eliminação do Câncer Cervical.

   O foco será na redução de casos, primeiro com a prevenção, que tem na vacinação sua aliada. Outra medida é o fortalecimento do diagnóstico, com a inclusão, no SUS, do teste molecular para detecção do HPV, vírus sexualmente transmissível causador da doença.

   Serão investidos, pelo Ministério da Saúde, R$ 18 milhões na expansão do projeto-piloto de Recife para o estado de Pernambuco. Depois, a iniciativa será ampliada para todo o Brasil.

   A estratégia de controle do câncer do colo do útero também prevê a organização da Rede de Atenção do SUS, a implantação do projeto nas Unidades Básicas de Saúde e o monitoramento dos exames.

   O câncer do colo do útero é o quarto tipo mais comum entre a população feminina, com 17 mil casos registrados em 2023. Pelo menos 6 mil brasileiras morrem a cada ano em decorrência da doença.

    A vacinação contra o HPV e o uso de preservativos são as formas mais eficazes de prevenção. Atualmente, a vacina é recomendada para adolescentes entre 9 e 14 anos de idade, e também para pessoas imunossuprimidas.


Fonte Rede Nacional de Rádio em Brasília.


24/03/2023
17:02
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp