INFORME SEMANAL DA DENGUE REGISTRA DOIS NOVOS ÓBITOS PELA DOENÇA NO PARANÁ.

Notícias

INFORME SEMANAL DA DENGUE REGISTRA DOIS NOVOS ÓBITOS PELA DOENÇA NO PARANÁ.

O informe semanal da dengue publicado nesta terça-feira pela secretaria estadual da Saúde aponta mil 872 casos a mais do que na semana anterior e dois novos óbitos provocados pela doença


Saúde


   O período epidemiológico, que teve início em agosto do ano passado, soma agora 8 mil 723 casos e oito óbitos confirmados no Estado. Os dois óbitos divulgados nesta semana são de mulheres de 42 anos com comorbidades, residentes dos municípios de Paranaguá e Foz do Iguaçu.

   Dos 399 municípios paranaenses, 268 registram casos confirmados de dengue e 374 apresentam notificações. Os sintomas de dengue são febre alta acompanhada de um ou mais sintomas, como dor no fundo do olho, dor de cabeça, vômitos, náuseas, manchas avermelhadas pelo corpo, dor muscular.

   Com relação a chikungunha, são cinco novos casos, sendo dois em Foz do Iguaçu e Medianeira e um no município de Cruzeiro do Oeste. O Lacen, Laboratório Central do Estado, por meio das 60 Unidades Sentinelas da Dengue distribuídas pelo Paraná, realiza a vigilância laboratorial das Arboviroses.

    Além da tipificação viral da dengue são pesquisados os vírus Chikungunya, Zika e Febre Amarela. Nesta segunda-feira, o Lacen liberou o laudo do primeiro caso detectado para Mayaro no município de Quedas do Iguaçu, na 10ª Regional de Saúde de Cascavel. O caso, que está sendo acompanhado pelo município, foi importado do Pará, local que possui histórico de circulação viral.

    O Lacen detectou ainda o primeiro caso de DENV 3 em Curitiba. O caso é importado do Suriname, país localizado na América do Sul, e está sendo acompanhado pelo município. O DENV 3 é um dos quatro sorotipos da dengue e a última ocorrência da circulação deste sorotipo no Paraná foi em 2016, com o registro de 33 casos detectados.


Fonte AEN.


23/03/2023
15:16
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp