QUASE METADE DAS EMPRESAS ABERTAS NO PARANÁ DESDE 2020 SÃO LIDERADAS POR MULHERES.

Notícias

QUASE METADE DAS EMPRESAS ABERTAS NO PARANÁ DESDE 2020 SÃO LIDERADAS POR MULHERES.

Quase metade das empresas abertas desde 2020 no Estado são tocadas por mulheres, sozinhas ou em sociedade e, muitas vezes, elas possuem mais de um empreendimento


Agro


   Desde 2020, 46% dos negócios constituídos na Junta Comercial do Paraná são movidos pela força feminina. Hoje, são mais de 500 mil CNPJs liderados por CPFs femininos no Paraná. Em 2023, até fevereiro, mais de 20 mil mulheres iniciaram um empreendimento no Estado, o que equivale a 42% do total de empresas abertas no Paraná no período, porcentagem que se mantém como média nos últimos anos.

   Das empreendedoras em solo paranaense, a maior parte tem a empresa na Natureza Jurídica chamada Empresário, um total de 283 mil. Em segundo lugar vem a Sociedade Empresária Limitada, com 222 mil.

   Um exemplo de sucesso é o da empresa de Maria Cavassin, de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. Ela começou a carreira em 1984, incentivada pela mãe, e iniciou um empreendimento como cabeleireira na sala de casa dos pais. Dez anos depois, o negócio se expandiu e foi aí que ela alugou uma sala com loja e sobreloja.

    Professora por formação, Maria conta que se encontrou mesmo no empreendedorismo.

    O salão de Maria, o Spazio Cris, recebeu em 2022 o prêmio Sebrae Mulher de Negócios, concorrendo com mais de três mil empreendedoras. O Governo do Estado tem contribuído para que elas sejam donas do próprio CNPJ.

    Lançado pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior em setembro de 2019, o Banco da Mulher já atendeu mais de 13 mil empreendimentos que têm mulheres como sócias ou proprietárias, com um montante de créditos liberados que somam mais de 150 milhões de reais.

   Além da linha de microcrédito, em valores até 20 mil, com taxas a partir de 0,95% ao mês e prazo de parcelamento de até 36 meses, para atender empreendedoras informais, MEIs e microempresas, o Banco da Mulher Paranaense também disponibiliza linhas de crédito para projetos de investimento em valores até 500 mil reais.

    A linha de financiamento do BRDE já destinou 226 milhões de reais no Sul, sendo mais de 88 milhões só no Paraná.

    O programa Empreendedoras do Sul é direcionado a empresas de diferentes portes que tenham ao menos 40% do seu capital social de sócias mulheres. Já o Recomeça Paraná também contribui para inserção das mulheres no mundo do trabalho.

    A segunda etapa, executada em 2022, atendeu quatro mil pessoas no geral, em 263 cidades do Estado, com cursos na área de empreendedorismo. Foram destinados 300 reais para cada módulo completo, chegando a 900 reais na conclusão do curso para cada participante. Cerca de 82% dos inscritos foram mulheres.


Fonte AEN


20/03/2023
14:29
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp