O objetivo é alertar sobre golpes praticados em ambiente virtual. Iniciativa da secretaria estadual da Justiça e Cidadania, à qual o Procon é vinculado, a campanha orienta o consumidor para que desligue o telefone sempre que receber ligações de alguém se passando por gerente ou funcionário de banco.
Assim, evita cair no golpe e informar dados sensíveis, como número de contas ou senhas, acarretando prejuízos. A campanha será divulgada pelas redes sociais do Procon Paraná e da Secretaria da Justiça e Cidadania. Claudia Silvano, chefe do Procon, lembra que os golpistas usam a técnica de engenharia social para induzir o cidadão a enviar dados confidenciais, o que acontece com facilidade e sem a vítima perceber.
Além disso, ela destaca que caso precise entrar na justiça, o consumidor pode se deparar com decisões desfavoráveis, já que ele próprio repassou os dados.
Outras dicas de cuidados com golpes e sobre defesa e garantia dos direitos do consumidor podem ser conferidas em www.procon.pr.gov.br.
Fonte AEN.