COM PARTICIPAÇÃO DO PARANÁ, CONSÓRCIO BRASIL VERDE É FORMALIZADO

Notícias

COM PARTICIPAÇÃO DO PARANÁ, CONSÓRCIO BRASIL VERDE É FORMALIZADO

O Paraná está entre os estados que formam o Consórcio Brasil Verde, iniciativa dos governos estaduais para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas e reduzir a emissão de carbono no Brasil


Estadual


   O governador em exercício Darci Piana participou nesta segunda-feira da Assembleia Geral que formalizou a criação do consórcio, formado por 11 estados que já confirmaram a adesão por meio de leis estaduais.

   Também foram aprovados o estatuto, a presidência do consórcio, que ficará a cargo do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande; os membros do Conselho de Administração, que será formado pelos secretários estaduais de Meio Ambiente; e os coordenadores de cada um dos seis biomas brasileiros.

   Uma nova assembleia deve acontecer em 30 dias para dar novos encaminhamentos ao projeto. Com 99% do seu território inserido no bioma e com uma das maiores áreas remanescentes de floresta no País, o Paraná ficou responsável pela coordenação dos projetos que envolvem a Mata Atlântica, conforme solicitado pelo governador em exercício.

    O bioma Pantanal ficou a cargo do Mato Grosso do Sul; a Caatinga ficou sob responsabilidade da Paraíba; a Amazônia ficou com o Acre; e o Cerrado com São Paulo.

   O Rio Grande do Sul ainda não formalizou sua adesão, mas deverá ser responsável pela coordenação do Pampa. Lançado em 2021, durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, o Consórcio Brasil Verde busca promover a cooperação dos estados para enfrentar as mudanças climáticas, além de colaborar com o cumprimento das metas assumidas pelo Brasil no Acordo de Paris, assinado em 2015. Até o momento, 11 estados já ratificaram a adesão: Paraná, Acre, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe.

   A participação do Paraná foi confirmada no final do ano passado, quando o governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou uma lei específica para integrar o consórcio. O ponto chave da iniciativa é fazer com que todos os estados brasileiros tenham um plano de ação para a neutralidade do carbono até 2050, o que é essencial para que o País cumpra sua meta de zerar as emissões até a metade do século.

   Com a formalização, as unidades da federação devem trabalhar de forma conjunta em projetos na área. Ele vai permitir, por exemplo, ganhos de escala na contratação de bens e serviços, reduzindo os custos nos trabalhos realizados pelos participantes.

   O compartilhamento das informações entre os estados também vai proporcionar uma troca de experiência e de boas práticas mais efetivas. Para o presidente do Consórcio Brasil Verde, Renato Casagrande, a instituição também poderá participar das conferências sobre o tema.

                                    Entre os objetivos do consórcio, também se destacam a melhoria da compreensão e encaminhamento das necessidades e agendas políticas regionais; o fomento à inovação; a ampliação das redes colaborativas entre os estados e o Distrito Federal; a facilidade na busca de parcerias e a união de recursos para desenvolver ações na área.

Fonte AEN.



15/03/2023
14:29
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp