VALOR DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA PREVISTO PARA 2023 É O MAIOR EM 34 ANOS

Notícias

VALOR DA PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA PREVISTO PARA 2023 É O MAIOR EM 34 ANOS

Valor calculado com base nas informações de safras de fevereiro, divulgadas pela Conab e pelo IBGE, está estimado em R$ 1,249 trilhão. Produtividade e preços agrícolas puxam o crescimento.


Agro


   O Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) de 2023 está estimado em 1 trilhão 249 bilhões de reais. O resultado é o maior de uma série com início há 34 anos e 5 % maior do que o obtido no ano passado.

   Preços acima da média de anos anteriores e expectativas de boa safra deste ano trazem contribuição positiva para um grupo amplo de lavouras, com destaque para laranja, cana-de-açúcar, milho e soja.

   A pecuária, que chega ao terceiro ano com taxas de crescimento negativas, ainda passa por ajustes originados durante a pandemia de Covid-19, e por redução dos preços internos.

   Os resultados favoráveis principalmente de soja e milho têm contribuído para os ganhos não apenas nos principais estados produtores como os do Centro-Oeste e Sul, mas também em vários estados do Nordeste e Norte que também se beneficiam de bons períodos de chuvas.


Fonte Rede Nacional de Rádio.


15/03/2023
14:28
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp