COM AUMENTO DE 41%, CARTEIRA DE CRÉDITO DO BRDE SUPERA R$ 16,1 BILHÕES

Notícias

COM AUMENTO DE 41%, CARTEIRA DE CRÉDITO DO BRDE SUPERA R$ 16,1 BILHÕES

A carteira de operações de crédito do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, BRDE, saltou de 11 bilhões e 400 milhões em 2015 para 16 bilhões e 100 milhões de reais em 2023, um avanço de 41%


Estadual


   No Paraná, o salto foi de quatro bilhões e 700 milhões para cinco bilhões e 900 milhões de reais, evolução de 22,5%. A carteira de crédito de um banco de desenvolvimento representa o volume total de recursos que a instituição movimenta, no caso do BRDE, na região Sul.

   Esse é o volume que circula nos empreendimentos que tomaram financiamentos e que retorna, em média, 50 meses depois, para o banco, passando a circular na economia em um novo ciclo.

    O crescimento na carteira de créditos é fruto do aumento no número de clientes. Em janeiro de 2015 eram 33 mil 249 clientes, com mil 170 municípios envolvidos, e atualmente a carteira subiu para 38 mil 378 clientes, em mil 217 municípios.

    Entre eles estão cooperativas, empresas de tecnologia, empreendimentos femininos, setor industrial, prefeituras, entre outros. O avanço na carteira se deve, também, ao aumento considerável do BRDE no contrato de diversificação de financiamentos, ao tornar mais potente a fonte de recursos e menos dependente do BNDES.

   Os fundos operados pelo BRDE são de recursos do Finame, para máquinas, equipamentos, informática e automação; Agência Francesa de Desenvolvimento, para projetos ligados ao transporte público, corredor ecológico e saneamento; Ministério do Turismo; Banco de Desenvolvimento da América Latina, para programas de formação básica dirigidos a alunos; Finep; entre outros.


Fonte AEN.


14/03/2023
14:31
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp