PARANÁ COMPLETA UM ANO COM MÉDIA DE MENOS DE UM DIA PARA VIABILIZAR ABERTURA DE EMPRESAS.

Notícias

PARANÁ COMPLETA UM ANO COM MÉDIA DE MENOS DE UM DIA PARA VIABILIZAR ABERTURA DE EMPRESAS.

O tempo médio para a abertura de uma empresa no Paraná foi de 17 horas em fevereiro deste ano, praticamente a metade da média nacional para completar esse processo, que é de 1 dia e 9 horas


Estadual


   Com esse resultado, o Estado alcançou doze meses consecutivos com índice de menos de um dia, em média, para viabilizar um novo negócio privado. Até fevereiro do ano passado, o tempo médio desde o início do processo até o empreendedor ter o seu CNPJ em mãos era de 1 dia e 2 horas.

   Março de 2022 foi o primeiro mês em que o tempo para abertura reduziu para menos de um dia, chegando em 21 horas. Desde então, esse período continuou abaixo das 24 horas. O avanço é muito maior se comparado a janeiro de 2019, quando o Governo Federal passou a divulgar as estatísticas dos estados.

   Naquele mês, abrir uma empresa no Paraná levava, em média, 8 dias e 18 horas, enquanto a média nacional era de 5 dias e 13 horas. O Estado tinha, então, o segundo pior tempo de abertura no País. Em 2019, o Governo do Paraná lançou o programa Empresa Fácil Paraná e o projeto Junta 100% Digital, que reverteram esse resultado.

   Os processos de abertura, alterações e baixas de empresas na Junta Comercial do Paraná eram, até então, feito de forma física, e passaram a ser todos digitais. O Empresa Fácil reduziu a burocracia para a abertura de um novo negócio, tornando todo o processo mais rápido e unificado em um só sistema.

   O processo é feito totalmente de forma online, através da Plataforma Empresa Fácil. O presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, explicou sobre esse processo.

   Há pouco mais de um ano, também entrou em funcionamento o Balcão Único da Junta Comercial do Paraná, que permite que o usuário abra uma empresa em minutos. O sistema pode ser usado nas naturezas jurídicas de Empresário Individual e Limitada e o processo é realizado por meio da plataforma Empresa Fácil.

   A ferramenta é uma iniciativa do governo federal e faz parte das ações do Governo do Paraná para a automatização e desburocratização no registro de empresas, reduzindo o tempo e facilitando o processo para o empreendedor.

   O sistema centraliza em uma única plataforma todas as etapas da constituição de um empreendimento, desde o registro até o licenciamento de novas empresas, tudo de forma digital. Entre os estados com o menor tempo de abertura, o Paraná é o que teve o maior número de solicitações de novos empreendimentos em fevereiro. Foram cinco mil e 26 processos abertos no mês passado, uma média de 179 por dia.

   É mais do que todas as solicitações do mês no estado de Roraima, que teve o menor tempo do País: foram 6 horas e apenas 176 processos. Também estiveram bem posicionados no ranking de fevereiro os estados do Sergipe; Distrito Federal; Espírito Santo; Bahia; Maranhão; Pernambuco; Mato Grosso; Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. Em outubro do ano passado, o tempo de abertura chegou à menor marca no Estado, com uma média de 14 horas para regularizar um empreendimento.


Fonte AEN.


11/03/2023
15:25
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp