IDR-PARANÁ AVALIA POTENCIAL DE EXPANSÃO DA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL NO ESTADO.

Notícias

IDR-PARANÁ AVALIA POTENCIAL DE EXPANSÃO DA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL NO ESTADO.

Três oficinas técnicas reúnem nesta semana 50 pesquisadores e extensionistas do IDR-Paraná para discutir a ampliação de sistemas ILPF, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, nas regiões Noroeste e Centro-Sul do Estado


Agro


   Três oficinas técnicas reúnem nesta semana 50 pesquisadores e extensionistas do IDR-Paraná para discutir a ampliação de sistemas ILPF, Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, nas regiões Noroeste e Centro-Sul do Estado.

   Os encontros acontecem nesta terça-feira, em Paranavaí, e seguem em Ponta Grossa na quarta e quinta-feira. A pesquisadora e coordenadora estadual do programa pecuária de corte do IDR-Paraná, Kátia Fernanda Gobbi, destaca que as oficinas devem contribuir para novas pesquisas nessas regiões.

    Prática de agricultura sustentável que possibilita conciliar a proteção do ambiente com alta produtividade e diversificação da renda na propriedade, a ILPF é a exploração conjunta de lavouras, espécies florestais e pecuária em uma só área, em cultivo consorciado ou em sucessão.

    De acordo com a Rede ILPF, associação que atua em todo o Brasil com o objetivo de disseminar a prática e estimular sua adoção pelos produtores, a integração é adotada em aproximadamente 17 milhões e 400 mil hectares no Brasil, sendo 634 mil no Paraná. Nos encontros, os profissionais do IDR-Paraná vão avaliar três tecnologias: reforma de pastagens com ILPF em áreas arrendadas para o plantio de mandioca no Arenito Caiuá; na região Centro-Sul, a introdução do componente florestal em dois tipos de pastagens para cria de bezerros de corte; e ações destinadas ao manejo semi-intensivo de vacas em lactação.

    As oficinas são conduzidas por especialistas da Embrapa Gado de Leite e da Rede ILPF.

Fonte AEN.  


02/03/2023
15:38
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp