ADAPAR DIVULGA PLANO DE AÇÃO PARA MONITORAR PLANTA DANINHA EXÓTICA.

Notícias

ADAPAR DIVULGA PLANO DE AÇÃO PARA MONITORAR PLANTA DANINHA EXÓTICA.

Adapar elabora plano de monitoramento de planta daninha com crescimento rápido.


Estadual


   A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Adapar, elaborou um Plano de Ação para especificar as atividades e prazos de implementação para o monitoramento do Amaranthus palmeri, planta daninha exótica de caruru, de crescimento rápido e extremamente agressiva.

   O trabalho prevê a união de esforços com a Universidade Federal do Paraná e a Embrapa Soja. Não há registro da praga em solo paranaense, mas já foi observada em plantações de vários municípios de Mato Grosso, desde 2015, e, mais recentemente, em Aral Moreira e Naviraí, no Mato Grosso do Sul, o último próximo à divisa com o Paraná. Relatos indicam que uma planta pode produzir de 100 mil a um milhão de sementes.

   Portanto, com alto potencial de disseminação nos campos de produção agrícola. Nas áreas com ocorrência, pode reduzir a produtividade de soja, milho e algodão em valores de 80% a 90%. Informações da Embrapa Soja apontam que as sementes dessa praga podem ser disseminadas, principalmente, por quedas naturais, canais de irrigação, máquinas e equipamentos agrícolas, compostos para adubação e esterco animal, além de pássaros e mamíferos.

   As aves podem consumir proporcionalmente grandes quantidades de sementes dessa espécie e apresentam alto potencial para sua disseminação. Já foi registrada dispersão de caruru-palmeri por pombinhas a mais de 200 quilômetros de distância. Ainda segundo o documento, as sementes não possuem estruturas de adaptação específicas à dispersão pelo vento.

   O Plano de Ação da Adapar busca reduzir as chances de a praga se desenvolver no Estado e, no caso de ocorrência, ter pré-definido todos os passos do monitoramento e erradicação. Estão previstas diversas metas, como capacitação de servidores para atuar no monitoramento, realização de análises para definir rotas e áreas com maior risco de introdução da praga no Estado, realização de levantamento de detecção e emissão de alerta aos Postos de Fiscalização do Trânsito Agropecuário para reforçar o controle do trânsito de máquinas e implementos agrícolas.

   O produtor deve realizar o monitoramento na propriedade e, em caso de suspeita de ocorrência de carurus de difícil controle e com disseminação nos campos agrícolas, comunicar imediatamente a Adapar, para que possam ser adotadas as medidas de contenção, supressão ou erradicação do foco, conforme o caso.

 

Fonte AEN.

 


01/03/2023
15:30
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp