MINISTÉRIO DA SAÚDE LANÇA O CRONOGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO.

Notícias

MINISTÉRIO DA SAÚDE LANÇA O CRONOGRAMA NACIONAL DE VACINAÇÃO.

Mobilização Nacional inclui vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional em várias etapas.


Saúde


   O Ministério da Saúde lançou nesta segunda-feira (27), o Movimento Nacional pela Vacinação. Com a mensagem “Vacina é vida. Vacina é para todos”, o objetivo é atingir a meta de 90% de cobertura vacinal em todos os grupos.

   A mobilização inclui vacinação contra a Covid-19 e outros imunizantes do Calendário Nacional em várias etapas.

   Na primeira etapa, a vacinação será com doses de reforço bivalentes contra a Covid-19 em pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da doença.

   Inicialmente, serão vacinados idosos com mais 70 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições permanentes, indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Cerca de 18 milhões de brasileiros fazem parte desse grupo. O Ministério da Saúde já distribuiu cerca de 19 milhões de doses de vacinas Covid-19 para todos os estados e o Distrito Federal.

   Para receber a dose de reforço bivalente, além de fazer parte do público-alvo, é necessário ter completado o ciclo vacinal, respeitando um intervalo de quatro meses da última dose recebida.
Quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso, deve procurar uma unidade de saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário.

   A vacinação avança conforme a entrega de novas doses. Idosos de 60 anos ou mais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas e a população privada de liberdade, serão os próximos da fila. Esses grupos precisam ficar atentos às informações de seus municípios para saber o momento de procurar uma unidade de saúde.

   Na segunda etapa, prevista ainda para março, o reforço da vacinação contra Covid-19 será focado em toda população acima de 12 anos.

    Em abril, começa a quarta etapa com campanha da Influenza e, a partir de maio, a quinta etapa terá chamamento para atualização de caderneta de vacinação com as vacinas de todo o Calendário Nacional de Vacinação, com ações nas escolas do país.


Fonte Rede nacional de rádio em Brasília.

 


01/03/2023
15:28
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp