COMPAGAS RECEBE 22 PROPOSTAS EM CHAMADA PÚBLICA PARA AQUISIÇÃO DE BIOMETANO

Notícias

COMPAGAS RECEBE 22 PROPOSTAS EM CHAMADA PÚBLICA PARA AQUISIÇÃO DE BIOMETANO

A Compagas recebeu 22 propostas em Chamada Pública, para aquisição de biometano


Estadual


   No total, 12 supridores participam do processo e apresentaram propostas que, somadas, podem ultrapassar o potencial diário de 380 mil metros cúbicos de gás natural renovável para o Paraná.

   Esse volume é muito próximo da produção nacional, que está atualmente em cerca de 400 mil metros cúbicos/dia.

   O Paraná é líder em sustentabilidade no país e tem no agronegócio uma gigantesca força para a geração de biogás e biometano.

   Nas propostas recebidas pela Compagas, a produção do biometano pode vir das usinas de açúcar e etanol; do agronegócio, por meio da suinocultura, da bovinocultura e da avicultura; de aterros sanitários, com aproveitamento energético a partir dos resíduos sólidos urbanos gerados pelos municípios, e das estações de tratamento de esgoto, com produção a partir do lodo gerado nesses locais.

    O prazo de recebimento das ofertas foi encerrado no dia 31 de janeiro e a Companhia atua na análise e seleção das propostas, com o objetivo de encontrar as melhores condições de fornecimento e viabilizar a aquisição do biometano com os primeiros contratos para inserir esse combustível no portifólio de suprimento. O CEO da Companhia, Rafael Lamastra Júnior, destaca o resultado do processo.

    Essa é a primeira chamada pública realizada pela Compagas especificamente para aquisição de biometano. Rafael Lamastra ainda ressalta que a iniciativa marca o início de uma série de ações da empresa com foco em sustentabilidade e compromisso com o meio ambiente, denominada Compagas +Verde.

    Dados da Associação Brasileira de Biogás indicam que a produção nacional de biometano deve chegar a 30 milhões de metros cúbicos/dia até 2030. No Paraná, cerca de 70% do território é propício para o desenvolvimento da produção desses combustíveis, o que significa uma produção potencial de mais de dois milhões de metros cúbicos por dia.

    De acordo com a Compagas, vale destacar, ainda, que as características agropecuárias e agroindustriais do Paraná, somadas à geração de energia renovável, concedem ao Estado a liderança no potencial produtivo de biometano do Sul do país.


Fonte AEN.


25/02/2023
15:48
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp