24 de Maio - Dia do Vestibulando

Notícias

24 de Maio - Dia do Vestibulando

A vida de um vestibulando não é fácil. A pressão vem de todos os lados, dos pais, amigos e escola, e até de si próprio, já que o seu futuro pode depender de um bom desempenho no vestibular.


Educação


  Essa fase também representa uma mudança da adolescência para a vida adulta e com ela vêm as maiores responsabilidades. Para homenagear esses estudantes foi criado o Dia do Vestibulando, comemorado em 24 de maio. Os primeiros vestibulandos apareceram no início do século XX, quando o crescimento de candidatos interessados em ingressar na universidade exigiu a criação de processos seletivos. A partir de 1911 os vestibulares se tornaram obrigatórios para entrada no ensino superior e, logo depois, a prova oral foi substituída pelos exames escritos.

  Nos últimos anos o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem tomado o lugar de alguns vestibulares, principalmente das universidades federais. A maioria dos participantes do Enem é vestibulando e passa o ano se preparando para uma das provas mais cansativas existentes. O Enem é realizado em dois dias e impõe aos participantes uma redação e 180 questões objetivas de Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências Exatas e Linguagens e Códigos.

  Atualmente, cerca de 7,9 milhões de estudantes estão no ensino médio, ou seja, atuais ou futuros vestibulandos. A maioria deles se inscreve no Enem para, além de medir seu conhecimento, conseguir uma vaga no ensino superior.

 

Fonte: Brasil Escola


24/05/2018
08:27
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp