INSTITUTO ÁGUA E TERRA INICIA SÉRIE DE PALESTRAS SOBRE O CADASTRO AMBIENTAL RURAL

Notícias

INSTITUTO ÁGUA E TERRA INICIA SÉRIE DE PALESTRAS SOBRE O CADASTRO AMBIENTAL RURAL

O objetivo da série de palestras é reforçar a importância da vinculação e atualização das propriedades rurais por meio do CAR


Estadual


   O IAT, Instituto Água e Terra, vinculado à secretaria estadual do Desenvolvimento Sustentável, começou por Mauá da Serra, no Vale do Ivaí, uma série de palestras com o setor agropecuário. A proposta busca reforçar a importância da vinculação e atualização das propriedades rurais por meio do CAR, o Cadastro Ambiental Rural.

   O encontro ocorreu na terça-feira, na sede da Cooperativa Financeira Cresol. O cronograma de encontros vai até o fim do ano, com passagens pelas 21 regionais do Instituto. Responsável dentro do órgão ambiental pelo departamento de emissão e controle do CAR, Ayrton Torricillas Machado destacou que o documento é obrigatório e o primeiro passo para obtenção da regularidade ambiental do imóvel. Machado explicou para o grupo que após a adesão e análise dos dados por meio do CAR, o produtor rural vai ter todas as recomendações de como se adequar à legislação e fazer a adesão ao Programa de Regularização Ambiental.

   A proposta oferece um conjunto de ações voltadas a regularizar, recuperar ou compensar áreas de preservação permanente, de reserva legal e de uso restrito localizadas nas propriedades rurais.

    As ações devem ser propostas pelo dono do imóvel rural e não são obrigatórias. Porém, de acordo com o governo federal, podem render diversos benefícios aos proprietários, como acesso facilitado a crédito rural, manutenção de atividades econômicas realizadas no imóvel, como ecoturismo e turismo rural em áreas de preservação permanente, e até suspensão de multas ou sanções administrativas por tempo determinado.

   O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, lembrou que há outras implicações para quem ainda não se vinculou ao CAR.

    No Brasil, cerca de 6 milhões e meio de imóveis já foram cadastrados. No Paraná mais de 98% dos proprietários de imóveis já aderiram ao CAR e estão registrados no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural. São aproximadamente 505 mil imóveis já cadastrados e, destes, mais de 279 mil proprietários e possuidores de imóveis solicitaram adesão ao PRA no ato de inscrição. O IAT está em fase de análise dinâmica desses cadastros. Para mais informações sobre o CAR é só acessar www.iat.pr.gov.br  ou pelo email car@iat.pr.gov.br . 

Fonte AEN


18/02/2023
15:40
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp