ENSINO EM TEMPO INTEGRAL CRESCE 51% NA REDE ESTADUAL, ALCANÇANDO 55 MIL ESTUDANTES.

Notícias

ENSINO EM TEMPO INTEGRAL CRESCE 51% NA REDE ESTADUAL, ALCANÇANDO 55 MIL ESTUDANTES.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior destacou em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, a ampliação da educação em tempo integral na rede estadual do Paraná


Estadual


   A partir deste ano letivo, 253 colégios paranaenses passaram a contar com o ensino integral no fundamental e médio, 86 instituições a mais do que no ano passado, o que representa uma expansão de 51% na rede. Com isso, 55 mil estudantes estão sendo atendidos na modalidade. O anúncio foi feito durante o Seminário de Diretores Escolares, que reúne os dirigentes das duas mil e 100 escolas da rede estadual. No evento, o governador também destacou o investimento de 100 milhões de reais para revitalização de colégios da rede estadual, dentro do programa Escola Bonita, e o pagamento de uma gratificação a diretores e diretores-auxiliares de toda a rede estadual, condicionada à manutenção da frequência escolar superior a 85% no ano.

   O governador Ratinho Junior ressalta os avanços obtidos na educação nos últimos anos.

    O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destacou como o avanço da modalidade na rede estadual beneficia a aprendizagem dos estudantes.

    Além da ampliação da modalidade, pela primeira vez estão sendo ofertados cursos técnicos para a educação em tempo integral. A educação profissional agora está presente em 33 desses colégios, com seis cursos: Administração, Agronegócio, Desenvolvimento de Sistemas, Formação de Docentes, Gastronomia e Marketing.

    Do ano passado para cá, o número de municípios com essa modalidade também aumentou, passando de 103 para 154 cidades atendidas nos 32 Núcleos Regionais de Educação do Estado. Com a inovação, 106 colégios devem estar inseridos no programa Paraná Integral, em que todos os alunos estudam em período integral, e outros 147 fazem parte do Integral +, que conta com algumas turmas dentro do modelo. Nessa modalidade, os estudantes passam nove horas por dia no colégio: são nove aulas diárias de 50 minutos, uma hora de almoço e dois intervalos de 15 minutos, um pela manhã e outro à tarde.

    Durante esse período, os alunos recebem cinco refeições. Para a diretora do Colégio Estadual Érico Veríssimo, de Faxinal, no Vale do Ivaí, Marcela de Campos, o ensino em tempo integral transforma a realidade dos estudantes.

    Ao todo, a carga horária da matriz curricular é de 45 horas-aula semanais, ou mil e 500 ao longo do ano, quase o dobro do ensino fundamental regular, de 800 horas, e 50% superior à do novo ensino médio, de mil horas. Além das disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, os alunos do ensino fundamental têm aulas de robótica, educação financeira, redação e leitura, pensamento lógico, projeto de vida, entre outras. Nas escolas do Paraná Integral, a jornada ampliada também é aplicada ao professor, que cumpre todas as 40 horas semanais na instituição.

Fonte AEN.


18/02/2023
15:38
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp