COM O CARNAVAL CHEGANDO, HEMEPAR REFORÇA IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE.

Notícias

COM O CARNAVAL CHEGANDO, HEMEPAR REFORÇA IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE SANGUE.

Em janeiro, as 22 redes distribuídas pelo Paraná registraram 14.770 doações.


Brasil


   O Hemepar reforça a urgência para a doação de sangue no Estado. O pedido é feito, principalmente, por causa do feriado de Carnaval, período em que algumas unidades da rede ficam fechadas ou atendendo em dias específicos para novas doações.

    Em janeiro, as 22 redes distribuídas pelo Paraná registraram 14.770 doações, número maior do que no mesmo período do ano passado, de 12.408 coletas.

    A diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, explicou quais os tipos de sangue com maior necessidade e falou que a necessidade aumenta ainda mais no Carnaval, pela incidência de acidentes nas estradas.

    Os homens podem doar a cada dois meses, por quatro vezes no ano. Já as mulheres, a cada três meses, num máximo de três doações anuais.

    É importante ressaltar a validade da doação com antecedência, uma vez que, após a coleta, o sangue pode levar até 48 horas para ser liberado. É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade com autorização e presença do responsável legal.

   O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado, evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação, e apresentar documento oficial com foto.

 Fonte AEN


17/02/2023
14:49
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp