PARANÁ ORGANIZA MISSÕES COMERCIAIS PARA O JAPÃO, COREIA DO SUL, CANADÁ E ITÁLIA EM 2023

Notícias

PARANÁ ORGANIZA MISSÕES COMERCIAIS PARA O JAPÃO, COREIA DO SUL, CANADÁ E ITÁLIA EM 2023

PARANÁ ORGANIZA MISSÕES COMERCIAIS PARA O JAPÃO, COREIA DO SUL, CANADÁ E ITÁLIA EM 2023


Estadual


   A Invest Paraná, agência de captação de negócios ligada à Secretaria Estadual de Indústria, Comércio e Serviços, organiza só neste ano sete ou oito missões internacionais para aproximar as empresas paranaenses com o mercado externo. O objetivo é levar comitivas empresariais para que, com a chancela oficial do Governo do Estado, possam prospectar negócios lá fora. Desde 2019, a Invest organizou 14 dessas missões, sendo três comerciais, nas quais há participação de empresários, e 11 institucionais, para mostrar o potencial do Estado. Em quatro missões, o próprio governador Carlos Massa Ratinho Junior liderou as comitivas. Ele destacou que essas ações beneficiam toda a cadeia produtiva, já que uma expansão internacional gera mais empregos.

    Para 2023 já estão confirmadas quatro comitivas comerciais no primeiro semestre: para Japão, Coreia do Sul, Canadá e Itália. Uma quinta missão está sendo negociada ainda para a primeira metade do ano para Bangladesh, país asiático com o qual o Brasil não tem tradição de negócios. O secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros, destaca que isso mostra a força do Paraná na conquista de novos mercados.


    Além das próprias comitivas, a Invest Paraná planeja também para 2023 uma missão conjunta com agências de investimentos de outros estados, em uma união para reforçar o comércio exterior do Brasil. A missão para o Japão, liderada pelo governador, no início de março, é com empresários da agroindústria de proteína animal. Logo na sequência, a mesma comitiva desembarca na vizinha Coreia do Sul. No Japão, entre 4 a 12 de março, onde além de encontros com empresários e representantes do governo a comitiva também participa da Foodex, maior feira de alimentos da Ásia. Na Coreia, de 13 a 16 de março. O diretor de Relações Internacionais e Institucionais da Invest Paraná, Giancarlo Rocco, explica que as missões pretendem vencer barreiras sanitárias que existem desses países com o Brasil.


     A Invest já foi a Brasília ajustar a missão com o Ministério da Agricultura, o das Relações Exteriores, a Apex, Agência Brasileira de Exportações e Investimentos, além da Embaixada do Japão. Na Coreia do Sul, há também intenção de convencer empresas de outros setores para se instalarem ao Paraná. A comitiva vai visitar uma fabricante de tratores e uma de insumos agrícolas. De 4 a 13 de maio, o destino da Invest será o Canadá.

Dez empresários do setor alimentícios vão participar, em Toronto, da Sial Foods, maior feira de alimentos da América do Norte, para a qual a agência de investimentos já organizou missão no ano passado. Também acontecem rodadas de negociação com representantes canadenses interessados em investir no Paraná tanto em Toronto, como em Montreal. Essa será a primeira missão pela Invest Paraná da Alimentare. O diretor do grupo, Edson Casagrande, explicou que a representação vai ser pela marca Salware, cuja fábrica é em Piraquara, Região de Curitiba, e fornece chocolate para a indústria na fabricação de outros produtos alimentícios.

    A missão comercial para a Itália será em junho, em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná. Do dia 12 a 16, grandes redes varejistas do Estado, em especial supermercados, negociam a importação de produtos alimentícios italianos. Ainda para junho, a Invest Paraná negocia a missão para Bangladesh. Entre as possibilidades de negócios que podem surgir, está a de o Paraná fornecer produtos alimentícios, como óleo de soja e açúcar, e o país asiático vender ao Estado produtos têxteis.


Fonte AEN

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


17/02/2023
14:41
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp