ESCOLHIDO PELA UNESCO, PARANÁ SEDIARÁ EVENTO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.

Notícias

ESCOLHIDO PELA UNESCO, PARANÁ SEDIARÁ EVENTO LATINO-AMERICANO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR.

A Unesco escolheu o Paraná para sediar a Conferência Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe


Estadual


    A ação foi articulada pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, em parceria com a Apiesp, Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público, com o apoio da Prefeitura de Curitiba.

    O evento deve acontecer entre 25 a 27 de outubro, na Capital. O encontro é resultado da 3ª Conferência Regional de Educação Superior, coordenada pelo Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe, em 2018, em Córdoba, na Argentina. Naquele ano foi aprovado um plano de ação para o decênio, com previsão desta reunião de acompanhamento das atividades.

   O objetivo, agora, é avaliar os avanços e desafios da educação superior nos países que integram o bloco, considerando os efeitos da pandemia do novo coronavírus. A expectativa é reunir duas mil lideranças de instituições de ensino superior da América Latina e Caribe. O bloco representa 17% dos membros da ONU. Em março são divulgados mais detalhes sobre o evento, incluindo os procedimentos para inscrição e participação na programação técnica. Para o secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, sediar essa conferência é uma oportunidade para consolidar a educação superior paranaense associada ao desenvolvimento sustentável. 

   O reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, que preside a Apiesp e a rede de universidades da Zona de Integração do Centro Oeste da América do Sul, destaca o protagonismo paranaense em relação à educação superior.

    A conferência deve ocupar diferentes espaços da capital paranaense, como o Teatro Guaíra, a Biblioteca Pública do Paraná, a Capela Santa Maria, o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná, o Cine Passeio, o Paço da Liberdade e o auditório Brasílio Itiberê da Secretaria de Estado da Cultura. As conferências regionais preparam o debate para a Conferência Mundial de Educação Superior, promovida a cada dez anos pela Unesco. A mais recente aconteceu em maio do ano passado, em Barcelona.


Fonte AEN.

 

 


17/02/2023
14:37
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp