COPEL LANÇA CHAMADA PÚBLICA PARA ATRAIR PROJETOS DE PESQUISA NA ÁREA DE HIDROGÊNIO VERDE.

Notícias

COPEL LANÇA CHAMADA PÚBLICA PARA ATRAIR PROJETOS DE PESQUISA NA ÁREA DE HIDROGÊNIO VERDE.

A Copel está com um edital de chamada pública aberto para projetos de Pesquisa e Desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas à produção de hidrogênio de baixo carbono oriundo de biomassa, biocombustíveis e outros resíduos de natureza orgânica


Estadual


   A data limite para submissão de propostas é até o próximo dia 28. Vão ser destinados até 7 milhões e 600 mil reais para projetos contemplados. 

   Os interessados devem apresentar projetos que se enquadrem em uma das quatro linhas de pesquisa definidas em edital, como desenvolvimento de metodologia para produção de hidrogênio de baixo carbono, busca de soluções inovadoras para a logística e distribuição de hidrogênio de baixo carbono, busca de soluções inovadoras para armazenamento do hidrogênio de baixo carbono e busca de soluções inovadoras para novas aplicações e uso do hidrogênio de baixo carbono. O diretor-geral da Copel Geração e Transmissão, Moacir Bertol, afirmou que a busca de oportunidades no segmento é um dos destaques do planejamento da empresa para os próximos anos.

    O hidrogênio é considerado uma fonte de energia com grande potencial para diversificar a matriz energética brasileira e substituir combustíveis produzidos a partir de fontes fósseis e não-renováveis, como o gás, a gasolina, o diesel e o carvão. A produção do hidrogênio pode ser feita de diferentes formas e usando diversas fontes de energia, como o processo de reforma que utiliza a biomassa para a obtenção do hidrogênio de baixo carbono.

    O gerente da área de Pesquisa e Desenvolvimento da Copel Geração e Transmissão, Leandro Foltran, explicou que o uso do biogás traz maior eficiência e menor custo em relação à eletrólise e, ainda, incorpora atributos ambientais e sociais para a cadeia do hidrogênio verde. 


    O Governo do Paraná, por meio do Sistema Estadual de Agricultura, trabalha na elaboração de uma política pública de aproveitamento de forma intensiva de dejetos agropecuários com vistas à produção de biogás e biometano e foco no hidrogênio verde. Além disso, também organiza, via Secretaria de Planejamento, uma integração maior de todos os atores envolvidos em ações isoladas nesse processo a nível local, como Copel, Sanepar, Invest Paraná, Parque Tecnológico de Itaipu e o setor privado.


Fonte AEN.


16/02/2023
16:03
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp